ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C – A vitamina C é amplamente encontrada em muitos alimentos, mas você não precisa se preocupar em ingeri-la em excesso, porque o organismo elimina o que estiver sobrando, ou seja, ela é hidrossolúvel. Também é fácil identificar alimentos com vitamina C, pois eles costumam ser cítricos, como algumas frutas, por outro lado, os maiores níveis do nutriente estão em outros alimentos, como carnes e vegetais.
Entre os benefícios da vitamina C estão: estímulo do sistema imunológico, resultando na resistência às infecções; crescimento da absorção de ferro de alimentos de origem vegetal (lentilha, espinafre e feijão); e cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes. Outros benefícios da vitamina C consistem na sua função antioxidante, que a partir da neutralização dos radicais livres previne o envelhecimento precoce, além de diminuir o risco de câncer e doenças do coração.
Quantidade de vitamina C em mg por porção de 100 g
Veja a seguir uma lista contendo a quantidade de vitamina C presente em diversos alimentos que podem ser incorporados à nossa dieta diária.
Abacate – 8
Abacaxi- 10
Acerola – 1600
Alface – 4
Alho – 31
Ameixa – 10
Aspargos – 6
Banana – 9
Batata – 20
Berinjela – 2
Beterraba – 5
Brócolis – 90
Caqui–60
Cenoura – 9
Cereja – 7
Couve-flor – 40
Couves de Bruxelas – 80
Damasco -10
Espinafre – 30
Goiaba – 100
Jujuba – 500
Kiwi – 90
Laranja – 50
Limão – 40
Maçã – 6
Mamão – 60
Manga – 28
Maracujá – 30
Melancia – 10
Melão – 40
Mirtilo – 10
Morango – 60
Pepino – 3
Pera – 4
Pêssego – 7
Pimenta vermelha – 190
Repolho – 30
Salsa -130
Tangerina -30
Tomate – 10
Uva – 10
Qual a quantidade necessária de vitamina para o organismo
Como existem muitos alimentos ricos em vitamina C é fácil alcançar a quantidade média necessária para o bom funcionamento do organismo. Por dia, recomenda-se que tanto homens como mulheres a partir dos 15 anos ingiram 60 mg por dia. Entretanto, estudos recentes apontam que essa quantidade deva ser de algo que varie entre 100 e 200 mg.
A melhor forma de consumir os alimentos com vitamina C é de forma crua, quando possível, pois eles são sensíveis e o calor facilmente destrói o nutriente. Outra dica é cozinhá-los pouco, no caso de legumes e verduras, por isso, a melhor maneira de prepará-los é os cozinhando apenas com o valor d´água. O oxigênio também prejudica a permanência da vitamina no alimento, por isso, após cortá-los, o indicado que logo sejam consumidos.