PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C – A vitamina C é amplamente encontrada em muitos alimentos, mas você não precisa se preocupar em ingeri-la em excesso, porque o organismo elimina o que estiver sobrando, ou seja, ela é hidrossolúvel. Também é fácil identificar alimentos com vitamina C, pois eles costumam ser cítricos, como algumas frutas, por outro lado, os maiores níveis do nutriente estão em outros alimentos, como carnes e vegetais.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

Entre os benefícios da vitamina C estão: estímulo do sistema imunológico, resultando na resistência às infecções; crescimento da absorção de ferro de alimentos de origem vegetal (lentilha, espinafre e feijão); e cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes. Outros benefícios da vitamina C consistem na sua função antioxidante, que a partir da neutralização dos radicais livres previne o envelhecimento precoce, além de diminuir o risco de câncer e doenças do coração.

Quantidade de vitamina C em mg por porção de 100 g

Veja a seguir uma lista contendo a quantidade de vitamina C presente em diversos alimentos que podem ser incorporados à nossa dieta diária.

Abacate – 8

Abacaxi- 10

Acerola – 1600

Alface – 4

Alho – 31

Ameixa – 10

Aspargos – 6

Banana – 9

Batata – 20

Berinjela – 2

Beterraba – 5

Brócolis – 90

Caqui–60

Cenoura – 9

Cereja – 7

Couve-flor – 40

Couves de Bruxelas – 80

Damasco -10

Espinafre – 30

Goiaba – 100

Jujuba – 500

Kiwi – 90

Laranja – 50

Limão – 40

Maçã – 6

Mamão – 60

Manga – 28

Maracujá – 30

Melancia – 10

Melão – 40

Mirtilo – 10

Morango – 60

Pepino – 3

Pera – 4

Pêssego – 7

Pimenta vermelha – 190

Repolho – 30

Salsa -130

Tangerina -30

Tomate – 10

Uva – 10

Qual a quantidade necessária de vitamina para o organismo

Como existem muitos alimentos ricos em vitamina C é fácil alcançar a quantidade média necessária para o bom funcionamento do organismo. Por dia, recomenda-se que tanto homens como mulheres a partir dos 15 anos ingiram 60 mg por dia. Entretanto, estudos recentes apontam que essa quantidade deva ser de algo que varie entre 100 e 200 mg.

A melhor forma de consumir os alimentos com vitamina C é de forma crua, quando possível, pois eles são sensíveis e o calor facilmente destrói o nutriente. Outra dica é cozinhá-los pouco, no caso de legumes e verduras, por isso, a melhor maneira de prepará-los é os cozinhando apenas com o valor d´água. O oxigênio também prejudica a permanência da vitamina no alimento, por isso, após cortá-los, o indicado que logo sejam consumidos.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!