PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B – Quando se fala em vitamina B, em realidade, fala-se de um conjunto de diferentes vitaminas. No total, são oito as que integram o que se chama de complexo da vitamina B. Assim como os demais nutrientes, possui a sua importância, sendo que a principal o fato de ser hidrossolúvel (não se acumulam no organismo) e ter importante ação no metabolismo celular, o que é fundamental para a manutenção das funções do nosso corpo.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B

Na prática, os alimentos ricos em vitamina B fazem bem para a saúde como um todo, desde melhorando o crescimento dos cabelos até combatendo a depressão, regulando o apetite e protegendo o fígado de doenças. Os alimentos com vitamina B também previnem doenças do sistema nervoso. Além disso, quando se ingere esse nutriente, está garantido o fornecimento de energia ao organismo.

Outros benefícios da vitamina B dizem respeito ao tônus muscular no estômago e o trato intestinal e à prevenção da anemia, graças a sua função de promover o crescimento e divisão celular, incluindo as células sanguíneas vermelhas.

Confira as vitaminas que compõem o Complexo B e suas principais fontes:

– Vitamina B1 (tiamina): carnes vermelhas, fígado, legumes cereais, leite e ovos;

– Vitamina B2 (riboflavina): carnes vermelhas e brancas, fígado, leite, queijos e ovos;

– Vitamina B3 (niacina): carnes vermelhas e brancas, fígado, ovos e germe de trigo;

– Vitamina B5 (ácido pantotênico): carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate;

– Vitamina B6 (piridoxina): carnes vermelhas, fígado, leite e ovos e germe de trigo;

– Vitamina B7 (biotina): carnes vermelhas, gema de ovo, cereais;

– Vitamina B9 (ácido fólico): miúdos, vegetais folhosos, legumes, milho e amendoim;

– Vitamina B12 (cobalamina): carnes vermelhas e brancas.

Benefícios de cada vitamina do Complexo B

A tiamina tem papel fundamental na produção de ácido clorídrico e na formação do sangue, além de metabolizar os carboidratos. Já a riboflavina é fundamental na manutenção da integridade cutânea, além de participar da metabolização de proteínas, carboidratos e gorduras. Enquanto isso, a niacina é essencial para a circulação adequada e pele saudável.

Quando se fala do ácido pantotênico, o benefícios da vitamina B está em ser um poderoso anti-estresse, pois converte lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Também produz esteroides vitais e cortisona na glândula suprarrenal. Já os alimentos com vitamina B piridoxina oferecem uma vida muito saudável, pois atua em muitas reações do metabolismo e resultando em benefícios para o bem estar do corpo e da mente.

A biotina, entre outras funções, ajuda para que as demais vitaminas do complexo B sejam bem utilizadas, além de evitar a queda de cabelos em alguns homens.O ácido fólico é essencial para o cérebro, inclusive, no ventre, por isso, gestantes devem ter um cardápio rico nesse nutriente. Por fim, a cobalamina previne da anemia, aumenta a longevidade das células e mantém a fertilidade, entre outras funções.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!