PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS – Quando se fala em emagrecimento e alimentação balanceada, os alimentos ricos em fibras nunca ficam de fora, pois esse nutriente têm funções importantíssimas para o nosso organismo. Além da fibra não possuir alto valor calórico, os ácidos gástricos do sistema de digestão não conseguem digeri-la totalmente, assim, cresce o volume fecal, o que ajuda no tratamento da prisão de ventre.

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

Os alimentos com fibras também aumentam a sensação de saciedade e têm a capacidade de absorver açúcares e até o colesterol. O ideal é que a dieta com fibras seja de 20 a 30 g por dia, porém, o seu excesso pode fazer mal, causando oclusão intestinal (prisão de ventre) e a redução na absorção de outros nutrientes essenciais, entre eles, o magnésio, fosforo, cálcio e zinco. Os alimentos crus são fontes mais ricas em fibras, pois as versões cozidas e trituradas perdem um pouco de sua fibra.

Quantidade de fibras de alguns alimentos

Para ter ideia da quantidade da substância a cada 100 g em alguns dos alimentos com fibras, segue uma lista com os principais representantes:

Grão de bico cozido – 15 g de fibras

Nozes – 3,8 g de fibras

Pão de sementes – 3,8 g de fibras

Vagens cozidas – 3,2g de fibras

Pera com casca – 2,8 g de fobras

Morangos frescos – 2 g de fibras

Macarrão cozido – 2 g de fibras

Confira mais alimentos ricos em fibras

Uma dieta com fibras pode ser bastante variada, pois as opções de alimentos com esse nutriente é grande. Entre eles, estão as frutas, como o abacate, framboesa, mamão, ameixa, pêssego, figo, laranja, abacaxi, damasco e uva-passa. Porém, em todos os grupos alimentares é possível encontrar a fibra. Nas verduras, ela está presente na rúcula, acelga, alface, couve, nabo, espinafre, agrião, aipo e escarola.

Já os legumes ricos em fibras são cenoura, beterraba, brócolis e abóbora e os cereais que mais contem o nutriente são aveia, granola e gérmen de trigo. Outras opções para quem deseja um cardápio variado em fibras são bolachas com fibras, pão integral, barra de cereais, milho, amêndoa, cevada, alcachofra, lentilha e os feijões preto, vermelho e branco.

Até mesmo uma tigela de pipoca é rica em fibra, uma vez que existem 3 g de fibras a cada três xícaras, desde que seja a versão tradicional. Assim como o grão de bico, o feijão corresponde a 25% da necessidade diária de fibras para o organismo, com 15 g a cada xícara, sendo uma forma eficiente se suprir as necessidades do corpo.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!