PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS QUE MELHORAM O SONO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ALIMENTOS QUE MELHORAM O SONO – Quem é que não gosta de dormir bem? Mas dormir bem não é só apenas uma questão de gosto, mas de necessidade. Pessoas que não descansam de verdade corpo e mente quando estão dormindo costumam ter um dia cansativo, podem se irritar mais facilmente e mesmo ter a sua digestão afetada, resultando em obesidade e estresse.

Para tanto, existem alimentos que melhoram o sono, os quais podem ser ingeridos preferencialmente antes de dormir, ou na janta.Confira quais são eles:

ALIMENTOS QUE MELHORAM O SONO

– Chás são os mais indicados como alimentos que ajudam sono, desde que não seja o chá preto ou verde, pois estes contam com cafeína em sua fórmula, o que não vai ajudá-lo a dormir bem. Os mais indicados são o de erva-doce, melissa e camomila, pois são tranquilizantes e auxiliam o intestino e o sistema nervoso.

– Legumes são alimentos que melhoram o sono, podendo ser adicionados a sopas, desde que não sejam muito “pesadas”. Os caldos com legumes são as melhores opções, pois eles diminuem a insônia durante a noite e a sonolência ao longo do dia, graças aos seus sais minerais, em especial, à vitamina B1 (tiamina), que combate a ansiedade e deixa o corpo mais relaxado.

– Cereja é outro dos alimentos que ajudam sono, porque é fonte de melatonina, que controla o relógio interno do corpo, regulando o sono. A dica é ingeri-la uma hora antes de deitar.

– Banana contém magnésio e potássio, relaxantes musculares naturais;

– Leite morno ajuda a ter uma boa noite de sono, ainda mais se for acompanhado de granola, aveia ou torradas, porque assim como a banana, o leite possui o aminoácido L-triptofano, que se converte em 5-HTP e, então, libera serotonina (neurotransmissor relaxante). A fruta tem também cálcio e outros minerais conhecidos pelo efeito relaxante.

– Torrada ajuda no sono porque é fonte de carboidratos, queaumentam os níveis de açúcar no sangue, liberando insulina e substâncias químicas cerebrais que causam relaxamento e diminuem a ansiedade (triptofano e serotonina).

– Aveia também causa o aumento de açúcar no sangue, além de ser fonte da vitamina B6, que combate o estresse e de melatonina, que controla o relógio interno do corpo.

Por outro lado, para ter uma boa noite de sono, é imprescindível ficar longe de alimentos “pesados”, que vão exigir maior tempo de digestão, atrapalhando o sono. Nesse sentido, evite comer durante a janta alimentos como massas e carnes vermelhas. Além disso, procure não comer duas horas antes de dormir, a não ser ingerir água, chás e leite.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!