PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ALIMENTOS QUE ALIVIAM A GASTRITE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Quem tem gastrite sabe muito bem o que não pode comer para evitar as dores e desconfortos no estômago. É preciso manter o estômago quieto para que não surja a incômoda inflamação ou inchaço decorrentes do problema, por isso refrigerante e comidas gordurosas são alguns dos ingredientes proibidos nesse caso. Mas além de seguir à risca uma lista de alimentos que devem ser evitados nas refeições, existem alguns alimentos que aliviam a gastrite, ou pelo menos não provocam irritação e, portanto, não causam dores a cada refeição.

A seguir você irá conferir uma lista com alguns alimentos que aliviam a gastrite e possibilitam uma refeição  mais leve, saudável e sem dores.

7 tipos de alimentos que aliviam a gastrite

ALIMENTOS QUE ALIVIAM A GASTRITE

1. Bolachas de água e sal e maisena: troque o peso do pão com margarina do café da manhã por uma leve bolacha. Mas lembre-se: leve! Nada de bolachas recheadas.

As bolachas de maisena e água e sal são as melhores opções para o café da manhã ou os lanchinhos durante o dia. Lembre-se também das frutas não ácidas para quando o estômago estiver vazio, pois ficar sem se alimentar por muito tempo também pode aguçar a gastrite.

2. Frutas não ácidas: na hora de escolher as frutas para comer diariamente, acrescente na lista a banana, a laranja lima, a maçã, a pera, a goiaba e o mamão. Todas estão liberadas para o consumo, pois não agridem o estômago e podem matar sua fome sem atacar a gastrite. Para ter mais variedade, faça sucos. É recomendável que você coma as frutas não ácidas ao menos cinco vezes ao dia, no intervalo entre as refeições.

3. Hortelã e alecrim: chás de hortelã e alecrim são uma boa pedida para acalmar a gastrite, pois além de proporcionar uma boa digestão, eles funcionam como calmantes digestivos, pois diminuem a acidez do estômago.

Os chás atenuam azias, gases e cólicas e as típicas dores do estômago recorrentes de um ataque de gastrite. Para um efeito mais potente, tente beber o chá 30 minutos antes das refeições. Mas não abuse nas gorduras só porque está protegido pelo chá, é sempre bom manter os índices de gordura no estômago.

4. Lactobacilos: quando em crise, a gastrite mata bactérias boas do estômago, e sem elas o tecido não se recupera. É preciso repor as bactérias boas, e para isso é recomendável ingerir muitos lactobacilos que são encontrados em iogurtes e até vendidos em pó.

5. Carnes magras: não é preciso cortar completamente a carne do cardápio ao descobrir que sofre com gastrite. Carnes como o frango, peixes e até vermelhas, se forem magras e pouco salgadas podem apresentar baixo teor de gorduras. Procure consumir carnes sempre cozidas, refogadas ou grelhadas.

6. Legumes e verduras: se estiverem refogados os legumes e verduras não incomodam as paredes do estômago e ainda podem ser muito úteis na hora de acalmar a gastrite. Consuma tanto no almoço quanto no jantar.

7. Molho de feijão: o grão deve ser evitado por causa da fermentação que provoca no estômago, porém o delicioso caldo do feijão pode ser muito bem aproveitado para quem tem gastrite.

Além de ser muito fácil de ser digerido, o caldo aproveita os nutrientes do feijão sem a fermentação do causada pelo grão. Uma boa opção para consumir o caldo do feijão é adicioná-lo ao caldo da sopa, principalmente se ela tiver legumes refogados.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!