Alguns alimentos para colesterol alto são tidos como eficazes na diminuição das concentrações de gorduras no organismo. Eles são pobres em gorduras, ajudando a reduzir o chamado colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom colesterol (HDL). Entre eles, está o abacate, rico em gordura monoinsaturada, que auxilia nas taxas do HDL. Já o alho conta com compostos sulfurados, que diminuem a pressão arterial e as taxas de LDL, além de evitar que o colesterol grude nas paredes das artérias.
Enquanto isso, a cebola reduz a obstrução dos vasos sanguíneos e a formação de placas de gorduras. A aveia é outro alimento para colesterol alto, pois é rica em fibras solúveis, as quais impedem o colesterol ruim de chegar à corrente sanguínea. Por sua vez, o azeite de oliva possui doses altas de ácidos graxos monoinsaturados, que não aumentam as taxas de LDL e ainda aumenta os níveis de HDL. Ele também tem substâncias fenólicas que evitam a oxidação do colesterol, o que facilita a criação de placas de gordura.
Outros alimentos para colesterol alto é o feijão, que também possui fibras solúveis que auxiliam na remoção do colesterol ruim; as frutas cítricas, como kiwi, morango, goiaba e laranja, que tem vitamina C, responsável por fortalecer as paredes das artérias e combater as placas de gorduras; e o leite desnatado, que oferece menos gordura e mais cálcio. Já a linhaça rica em ômega 3 evita o colesterol ruim; e as oleaginosas, como as amêndoas, nozes e castanhas, possuem gorduras monoinsaturadas.
O pão Integral é outro entre os alimentos para colesterol alto, porque contém muitas fibras, que além de benefícios diversos proliferamas bactérias no intestino, que facilitam o seu funcionamento. Algumas bactérias bem nutridas ajudam também a manter bons níveis de gorduras na circulação.
Outra dica para que o seu colesterol ruim não aumente e o bom mantenha um nível saudável é tomar suco de uva, que possui resveratrol, substância que tem função oxidante, e comer tomate, que além de fibra possui delicopeno, com propriedades antioxidantes. A melancia e a goiaba também possuem esse elemento e podem ser boas substitutas já que o tomate em culturas convencionais é o alimento que mais recebe agrotóxico.