ALIMENTAÇÃO PARA PREVENIR ANEMIA – Dificuldade extrema de concentração, baixo desempenho no trabalho, excesso de sono, além de muita tontura, falta de ar, palpitações, perda de apetite, entre vários outros problemas. Se você se sente assim, tome muito cuidado, pois você pode estar com anemia e precisa redobrar os cuidados e a atenção com a sua saúde e a sua alimentação, que deve estar pobre em nutrientes e vitaminas.
Vale citar que existem vários tipos de anemia, no entanto, a mais comum é a ferropiva, causada pela deficiência de ferro no organismo. Mas mais vale prevenir do que remediar, e você pode evitar este problema de saúde mudando alguns hábitos e a sua alimentação, que deve ser mais balanceada, rica em nutrientes e vitaminas.
Para evitar a anemia saiba que é preciso apostar em uma dieta equilibrada e balanceada, rica em nutrientes, principalmente o ferro. Você pode encontrar o ferro em vários alimentos como as carnes, nos vegetais, como as verduras, leguminosas, frutas e cereais, entre outros. É muito importante garantir o consumo da quantidade ideal de ferro nas refeições, ingerindo principalmente carne vermelha, que é a maior fonte de ferro.
A beterraba, o feijão, os vegetais de folhas escuras, como o espinafre e o brócolis, além do agrião também são ricos em ferro. Vale ressaltar que as mulheres com fluxo menstrual intenso, assim como as que possuem gastrite, úlcera, ou que sofrem de crises com hemorroida, devem investir em uma alimentação rica, para evitar qualquer tipo de problema com a sua saúde.
As gestantes também necessitam de cuidado redobrado para evitar a anemia, já que na gravidez mais ferro é preciso para a maior produção de hemoglobina. Portanto, tenha em mente que a dieta para atuar na prevenção da anemia precisa conter alimentos ricos em ferro, como as folhas verdes escuras, carnes vermelhas e o feijão.