Pular para o conteúdo

ATITUDES SUSTENTÁVEIS FÁCEIS DE FAZER

ATITUDES SUSTENTÁVEIS FÁCEIS DE FAZER

Atualmente não há como viver sem atitudes sustentáveis. Em todo o lugar que nós vamos, encontramos situações em que a escolha sustentável se torna uma obrigação. Mas ao contrário do que todos pensam, existem muitas atitudes sustentáveis fáceis de fazer na sua casa e que não vão mudar muito sua rotina, basta ter atenção e cuidado com o meio ambiente.

As atitudes sustentáveis são fundamentais em sua casa, pois é onde você pode começar a fazer a sua parte para tornar o mundo um lugar melhor. Muitos detalhes fazem a diferença nessa hora, sendo que alguns hábitos devem ser mudados para que as mudanças ocorram.

Uma das atitudes sustentáveis básicas que você deve ter em seu lar é o hábito de manter as luzes acesas dos cômodos apenas quando for necessário. Outra dica é usar lâmpadas fluorescentes ao invés das incandescentes, pois elas duram mais e gastam muito menos energia. Porém, ao descartá-las, dê a elas o correto destino.

Quem pode investir numa iluminação ideal pode comprar luzes leds, que infelizmente ainda possuem um custo-benefício grande. Outra dica é sempre valorizar a iluminação natural quando possível, uma forma de fazer isso é ter as paredes de sua casa em cores claras.

Quanto aos aparelhos eletrônicos, serve a mesma regra das luzes: se não está usando, desligue. Essa está entre as atitudes sustentáveis fáceis de fazer porque a economia que se faz com esse hábito, ao longo de um ano, será considerável, não apenas para o meio ambiente como também para o seu bolso.

Desligar o monitor, ao menos, quando for almoçar, por exemplo, é uma grande maneira de economizar energia, além de aumentar a vida útil do aparelho.

Confira dicas de atitudes sustentáveis fáceis de fazer

Além da economia de energia elétrica, existem inúmeras maneiras de como ter atitudes sustentáveis. No caso dos pisos, eles podem ser de fácil limpeza, o que vai exigir menos quantidade de água e produtos de limpeza, além de tornar o procedimento mais fácil e rápido.

Na hora de escolher os móveis, é possível ter atitudes ambientalmente corretas, como optar pelos produtos que tenham uma vida útil longa, madeira certificada ou que seja fabricado com madeira de demolição, ou seja, reciclada. Alguns desses itens são mais caros, mas você também pode reformar um móvel ao invés de comprar um novo.

No jardim existem várias formas de ter atitudes sustentáveis, sendo uma delas criar um sistema de coleta de água da chuva que pode servir para a rega do jardim, além de ser essa água muito mais saudável para as suas plantas. Você também pode usar a água da chuva para a limpeza do chão.

Outra água que serve para a limpeza do chão é da máquina de lavar. Combater vazamentos também é um modo muito eficiente de economizar água, além de prejudicar menos a estrutura de sua residência.