Em época de volta às aulas uma preocupação extra é comum entre os pais, especialmente para quem vive em cidades grandes, onde a locomoção e os trajetos são mais extensos: a responsabilidade no trânsito e cuidado com as crianças. Esses são apenas dois dos principais pontos a se considerar na hora de contratar um serviço de transporte para seus filhos. Afinal, existem 5 cuidados ao contratar transporte escolar que são fundamentais.
Por exemplo, como você pode saber se é possível confiar em determinada empresa que realiza o serviço? Com as dicas a seguir você vai aprender a avaliar e observar pequenos detalhes que farão diferença na hora de escolher a quem será responsável pelos seus filhos no trânsito.
Dicas e cuidados ao contratar transporte escolar
1. Tenha referências
O primeiro passo para aprender a contratar transporte escolar é conhecer empresas e motoristas que realizam o serviço na escola do seu filho. Procure recomendações com outros pais de alunos da escola e anote mais de uma opção para comparar os serviços.
Pergunte sobre o que acham da postura do motorista, se há ajudantes, há quanto tempo seus filhos utilizam os serviços e qualquer outra dúvida.
2. Avalie os veículos
Cada cidade estabelece um período de regularização dos veículos de transporte escolar. Se aprovado na avaliação, o carro recebe um selo que garante a regularização.
Se o selo não estiver visível, pergunte se o carro o possui e se pode vê-lo. Questione também sobre documentação dos automóveis e dos motoristas.
3. Verifique as condições de segurança
Mesmo passando pela regularização, muitas empresas cometem irregularidades que passam despercebidas. Certifique-se que a empresa mantém o número de passageiros que cada veículo suporta – nada de crianças levando umas as outras no colo ou dividindo o mesmo banco – e se todos os assentos possuem cinto de segurança. Além disso, verifique se o motorista exige que as crianças os usem durante a viagem.
4. Consulte o Procon
Outras dúvidas sobre regularidade podem ser tiradas na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Verifique também se existem denúncias ou reclamações sobre a empresa já registradas.
5. Mantenha-se alerta
Mesmo depois de escolher e contratar o serviço da empresa de transporte para levar seu filho a escola, mantenha os cuidados. Monitore a hora de chegada e saída na escola, para ter certeza de que não há atraso, a rota que o motorista escolhe para fazer o caminho até a escola, e pergunte sempre a seu filho se é bem tratado pelo motorista e seu ajudante.
Com essas principais dicas e cuidados as chances de contratar um bom serviço aumentam e seu filho poderá ir e voltar da escola em segurança todos os dias.