A Sociedade Americana de Reumatologia determinou onze critérios de diagnóstico para Lúpus, em 1971. A maior incidência de lúpus é em mulheres. A mulher que preencher quatro deles seguramente tem a doença. Portanto, se você tem um conjunto desses sintomas abaixo, vá ao médico e converse sobre isso com ele. Nós citaremos a seguir apenas 10 sintomas do Lúpus mais característicos e que podem ser diagnosticados. Confira!
10 sintomas do Lúpus para diagnóstico da doença
1. Úlceras na mucosa bucal; são pequenas feridas que podem aparecer dentro da boca.
2. Lúpus também é uma doença conhecida por “doença da borboleta”, pois algumas das erupções na pele são muito parecidas com uma borboleta de asas abertas; começam nas laterais do nariz e se estendem pela região malar formando o desenho de asas de borboletas.
3. Extrema sensibilidade à luz. As pessoas portadoras de Lúpus têm uma sensibilidade muito grande à claridade do sol piorando as erupções.
4. Dor articular. As mais atingidas são as superiores (pulsos, cotovelos, dedos das mãos e ombros). Se você encostar a mão nesses locais pode sentir calor por conta da inflamação do local. É uma dor que muda de lugar e não é regular.
5. Em fase adiantada e de crise, alteração de órgãos internos como rim (03 em cada 04 pessoas são atingidas no rim), coração, pulmão, aparelho digestivo, entre outros. Quando a patologia é muito agressiva e acompanhada por hipertensão arterial, um dos órgãos mais afetados e um dos primeiros é o rim e pode ter sérias lesões.
6. Alterações do sistema nervoso. Pode apresentar crises convulsivas. A crise convulsiva (ou popularmente ataque epiléptico) pode ser confundida com outras doenças e os profissionais não atentarem para a questão do Lúpus. Algumas lesões mais importantes podem aparecer nesses quadros trazendo sérios prejuízos a saúde. A saúde mental pode ser afetada pela preocupação constante com a doença causando ansiedade e depressão. Em casos de dores de cabeça constante, sensações de tonturas ou sensações de ausência, procure imediatamente um médico.
7. Problemas com o sangue, mais especificamente as pênias, ou seja, problemas com os glóbulos brancos e vermelhos que protegem o corpo de doenças e ajuda na melhora de muitos problemas de saúde.
8. Na pele são vários sinais: descamação, sensibilidade ao sol, manchas vermelhas ou cor roxa no rosto, pescoço e braço e pequenas feridas nos lábios e boca.
9. Febre e fadiga. Como esses sintomas estão presentes em vários outros diagnósticos, o lúpus fica relegado a segundo plano. Por isso o exame clínico e uma anamnese muito bem feita são fundamentais.
10. Unhas quebradiças e avermelhadas em sua base. Períodos de queda de cabelo. Dedos dos pés e das mãos tornam-se dolorosos ao contato com o frio ou estresse emocional.
Com alguns desses sintomas evidentes, você deve procurar um médico e investigar a possibilidade do Lúpus. Fique atenta e cuide-se!