VÍRUS DO ORKUT – COMO TIRAR

VÍRUS DO ORKUT - COMO TIRAR

VÍRUS DO ORKUT – Quem é viciado em orkut já sabe que existiram algumas falhas de segurança na rede social do Google no decorrer de sua história. E sempre que parece que tudo está bem, uma nova ameaça aparece. Normalmente, essas ameaças possuem a intenção de "colaborar" com a segurança da rede social, alertando o Google a criarem medidas de prevenção, mas o que podemos esperar de fato dos criadores desses vírus?

Quem não se lembra do último episódio que aconteceu em setembro, onde o chamado "vírus do orkut" afetou mais de 180 mil perfis em 11 horas de disseminação? Tirando proveito de uma falha existente no processamento de recados, o programa forçava o navegador a executar códigos Javascript, fazendo com que o usuário se tornasse membro da comunidade "Vírus do Orkut".

Um episódio anterior a esse, e bem semelhante, atingiu mais de 600 mil usuários em 24 horas. Um problema sério é que tais vírus de orkut não possuem uma forma de prevenção, ou de "desinfecção", onde a única saída é aguardar uma solução do próprio Google, pelo fato desses vírus estarem presentes em sua página de recados.

A dica que damos nesses casos é que você apague qualquer scrap suspeito de sua página do Orkut. A maioria desses vírus são executados através de um link que deve ser clicado, outros casos são mais sérios, como o vírus citado acima, onde apenas a visualização da mensagem já executa o código em seu navegador.