PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TIRAR CUTÍCULAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Moda e Beleza

Muitas pessoas ainda não conhecem bem quais são as reais vantagens e desvantagens de tirar cutículas. Se por um lado elas protegem as unhas, por outro na hora de ir à manicure é mais fácil retirá-la para deixar as unhas como se deseja. No entanto, a única vantagem de retirar as cutículas está no fato de tornar o “fazer a unha” mais fácil, o que pode acontecer de forma tão eficaz mesmo sem o procedimento.

Quanto as desvantagens de retirar as cutículas elas são inúmeras, sendo a principal o fato da unha perder a sua proteção, se tornando foco de doenças, em especial, infecções por bactérias e fungos, entre elas, as micoses. O assunto é tão sério que em países como Estados Unidos e em alguns europeus virou lei a proibição de retirar as cutículas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TIRAR CUTÍCULAS

Embora as pessoas ainda achem que existem vantagens e desvantagens de tirar cutículas, essa é uma faca de somente um gume. No Brasil, sempre se teve o costume de retirar as cutículas todas, no entanto, mesmo as profissionais de salões de beleza, nos últimos anos, que participam de congressos contam que os dermatologistas insistem em bater na mesma tecla: não retirar cutícula.

Quem tem muita cutícula, pode remover o excesso, mas quem já tem pouca não deve tirar nada. Porém, hoje em dia, já existe uma série de produtos que substituem de forma eficiente o procedimento. São os cremes específicos de marcas diversas, eles ajudam ao hidratar a cutícula e assim deixá-la mais maleável, podendo facilmente ser empurrada com uma espátula. Os produtos são encontrados em diferentes versões, como ceras e canetas, que também deixam as cutículas bonitas.

Principais desvantagens de tirar cutículas

Outro dos problemas ao retirar cutículas é bastante sério e diz respeito à transmissão de doenças. Quando a proteção da unha é retirada por um alicate que não foi esterilizado, core-se o risco ainda da pessoa contrair o vírus de doenças, entre elas, a Hepatite C. Além disso, retirar a cutícula enfraquece as unhas.

Para entender melhor, vale dizer que a cutícula colabora na proteção das novas células de queratina de danos enquanto elas se desenvolvem. Por isso, elas naturalmente se sobrepõem à unha, de maneira a selar a brecha entre a pele e a unha. Sem essa vedação, portanto, a região fica suscetível a toda sorte de infecções.

Além disso, outro dos problemas ao retirar cutículas é que quando a pessoa realiza o procedimento pode provocar uma paroníquia – infecção em torno da base da dobra da unha. Isso ocorre ao cortar ou simplesmente pressionar a cutícula.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!