PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER EFUSIVO NO TRABALHO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

Embora haja pontos positivos e negativos em praticamente todos os comportamentos, a verdade é que quando se fala em vantagens e desvantagens de ser efusivo no trabalho parece que não ocorre o mesmo. Pessoas efusivas, segundo especialistas, parecem que nunca são vistas com “bons olhos” pelos colegas, pois se trata de uma atitude exagerada e, por isso, falsa.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER EFUSIVO NO TRABALHO

Assim como é visto sinônimos como alegre, expansivo, comunicativo, fervoroso, efusivo, contente, sorridente, caloroso e amigável para a palavra efusivo, também há bipolar, que quer aparecer, exagerado e falso. Assim, as desvantagens de ser efusivo no trabalho surgem quando a pessoa se torna inoportuna e egocêntrica.

Nesse caso, devido às desvantagens de ser efusivo no trabalho, os especialistas apontam que pessoas com essa característica devem ter alguns cuidados no ambiente de trabalho. Conheça quais são eles:

Dicas para não se prejudicar no trabalho

– Respeitar as hierarquias

– Evitar ser o centro das atenções

– Aprender a ouvir

– Aprender a não fazer brincadeiras e comentários desagradáveis

Vantagem de ser efusivo no trabalho

Porém, a palavra efusivo também remete a outras características, como “que se expressa facilmente; que possui grande facilidade para se comunicar; que demonstra ardor”. Nesse caso, restringindo apenas a esses adjetivos, existiram então também as vantagens de pessoas efusivas no ambiente de trabalho.

Por serem mais comunicativas são ideais para alguns setores do comércio, como o ramo das vendas, onde é preciso investir em um jeito descontraído para alcançar os seus objetivos. Em lojas, por exemplo, as pessoas efusivas certamente vão deixar clientes mais à vontade e mais facilmente venderão os produtos.

As vantagens de pessoas efusivas também são percebidas em setores como de recursos humanos, inclusive, na relação com novos funcionários, que devem ser acolhidos no novo emprego. Embora alguns setores empresariais e, inclusive, da indústria não faça distinção entre as vantagens e desvantagens de pessoas efusivas no trabalho, uma vez que não gostam de pessoas com esse comportamento, parece haver um pouco de confusão na hora de falar sobre esse adjetivo.

Em geral, se compara à pessoa efusiva com a chata, exagerada e falsa, enquanto pode-se compará-la com uma entusiasta, o que em alguns ramos é imprescindível haver pessoas que motivam os demais. Quanto às relações interpessoais, dentro ou fora do ambiente de trabalho, muitos indivíduos preferem seguir um estilo indiferente e arrogante, insensíveis aos outros e, por isso, a eles não agradam as pessoas efusivas.

Além disso, como muitas pessoas estão ocupando vagas de emprego por necessidade e não por prazer, o que não lhes traz felicidade, pessoas que são naturalmente alegres os irritam facilmente.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!