PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS E DESVANTAGENS DE IRMÃOS DIVIDIREM O QUARTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE IRMÃOS DIVIDIREM O QUARTO

Muitas famílias devem se questionar sobre distribuição de espaço em caso e possíveis problemas de convivência ao descobrir que uma nova criança está chegando para ocupar o espaço do irmão mais velho no próprio reino dele que é o seu quarto. Dois irmãos dormindo no mesmo quarto é ou não uma decisão sensata? Confira a seguir as vantagens e desvantagens de irmãos dividirem o quarto.

A verdade é que nessa questão não há uma resposta fixa, não é certo ou errado. Muita coisa está envolvida, como as possibilidades financeiras da família para criar um novo quarto adicionando um novo cômodo ou movendo (e comprando) móveis, diferenças de idade e gênero entre as crianças, e até a suas personalidades.

Pais que dividiram o quarto com os irmãos na infância vão achar a tarefa mais fácil, pois é comum que eles queiram transferir para os filhos sua vivência familiar. Mas ter tido esta experiência no passado não quer dizer que vai dar certo no presente, é preciso avaliar todas as possibilidades antes de tomar a decisão. Para ajudar a tomar a decisão, aqui estão alguns benefícios e desvantagens em ter irmãos dormindo no mesmo cômodo:

Quais são as vantagens e desvantagens de irmãos dividirem o quarto

– Não force a barra: se há mais cômodos na casa, então dê um quarto para cada um. Forçar a convivência dos dois em um só quarto sem que nenhum deles peça, somente para fazê-los se darem bem é um esforço desnecessário.

– Dormir ou não no mesmo quarto não vai alterar o laço de amizade entre os dois, que vai ser construído naturalmente pela convivência diária. Você só terá um quarto sobrando é a possibilidade de ter de encarar brigas por espaço sem ter necessidade.

– Ouça as crianças: o medo de dormir sozinho ou simplesmente a necessidade da companhia do outro pode acontecer naturalmente e determinar a escolha dos seus próprios filhos em dividirem o quarto.

– Se ainda for o caso de você ter espaço sobrando para que cada um tenha seu espaço, dependendo da idade você pode tentar conversar apresentando esta alternativa para ver se eles têm certeza disso. Se ainda quiserem dividir, porque não tentar? Isso pode dar certo até um deles reincididas a privacidade.

– Meninos x meninas: ter quartos separados se você tiver um casal de filhos, um menino e uma menina, acaba sendo uma questão de praticidade. Mesmo que no início a divisão de certo, é possível que a menina clame por sua privacidade ao alcançar a puberdade, seja ela a mais velha ou a mais nova dos dois, a maturidade chega mais cedo para a menina que precisará de espaço para roupas, acessórios e até para construir seu próprio canto onde se ache mais confortável, normalmente a presença de um menino nesse ambiente atrapalha esses planos.

Por isso é bom ponderar na escolha das crianças se for um caso de um menino e uma menina a dormirem no mesmo quarto. Ao escolher que vão dividir até o momento da separação chegar, prepare-se para gastar com mobília ou adição de um cômodo até este momento chegar. Se o irmão for mais velho, o momento de sua filha ter o seu próprio quarto pode até coincidir com o momento em que ele sai de casa para morar sozinho ou com sua família.

Diferença de idade pequena: Normalmente uma diferença curta entre a idade dos seus filhos (até quatro anos) pode ajudar na convivência e faze-los mais próximos, já que eles têm os mesmos interesses e estão aprendendo as mesmas coisas. Depois que o filho caçula chegar, acostume o mais velho, que ainda deve ser bem novinho, já que as idades são próximas, de que um dia a caminha do irmão não será mais um berço, e ficará ao lado da dele.

Estimule a ideia de dividir explicando que ele cuidará do irmãozinho a pedido dos pais, que confiam nele. Desse modo você acostuma o mais velho com a ideia sem fazê-lo se sentir excluído ou com menos importância por causa do novo bebe. É preciso que ele saiba que não está perdendo espaço, mas sim dividindo. Conforme forem crescendo as idades próximas pode trabalhar em uma relação de maior afinidade.

– Diferença de idade grande: a idade do filho mais velho pode contribuir muito no fator divisão dos quartos, pois dependendo da idade, ele já entenderá que por questões de espaço ou financeiras, precisará receber seu irmão em seu quarto. Ele vai acolhê-lo sem sentir rivalidade ou ameaça, mas sim vontade de cuidar do irmão e dividir o que já tem para isso.

Mas no futuro a diferença de idade pode trazer complicações. O irmão mais velho chegando tarde em casa ou recebendo amigos pode atrapalhar a privacidade ou os estudos do mais jovem. O caçula pode querer jogar vídeo game na hora em que o mais velho querer ver um filme… Os conflitos de interesse entre as idades são inevitáveis e, como já citado, no caso de diferença de gêneros isso pode acontecer com mais certeza.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!