PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERAPIA ONLINE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Internet ,Saúde

A terapia online é praticada no país desde 2005 e, embora muitas pessoas pudessem desconhecer essa maneira de ser atendido por um psicólogo, outras tantas já fizeram ou fazem uso do serviço. No entanto, especialistas apontam as vantagens e desvantagens da terapia online.

Quem regulamenta a terapia online é o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que concede a autorização para os profissionais que desejam atender dessa forma. Depois de ser aprovado pelo CFP, o profissional recebe um selo que o certifica. Dessa forma, ao buscar essa modalidade de atendimento é preciso que a pessoa use os sites onde existe o selo.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERAPIA ONLINE

Embora as vantagens e desvantagens da terapia online existam, fato é que o procedimento é bem simples e se assemelha a uma consulta tradicional. Até 2012, o CFP havia estipulado que o número de consultas não poderia passar de 10, agora, podem ser feitas até 20. Quando o paciente deseja continuar, pois não foi o suficiente para o seu caso, o comum é que o psicólogo aconselhe o atendimento presencial.

Como fazer terapia online

A maioria dos psicólogos realiza a consulta através do Skype e as sessões duram, em média, de 45 a 50 minutos. Assim como nas consultas ao vivo, em geral, o atendimento é feito uma vez por semana, de acordo com a disponibilidade do profissional e do paciente.

Crianças também podem ser consultadas dessa forma, no entanto, é preciso de autorização dos pais. Elas também devem ser maturidade e capacidade para se comunicar através da Internet com o psicólogo.

Vantagens da terapia pela Internet

Como fazer terapia online se torna muito mais acessível para as pessoas, pois não é preciso que haja deslocamento até o consultório.

– Pelo computador as pessoas tímidas podem ter mais facilidade em se expressar e falar sobre o que estão sentindo ao profissional.

– Mesmo quando o paciente ou o psicólogo tenha que viajar o tratamento não precisa ser interrompido.

– Até quem mora muito distante dos centros urbanos e não tem acesso fácil aos consultórios pode ser atendido com facilidade.

Algumas desvantagens:

– Não são todos os profissionais que podem atuar online, somente os que forem autorizados pelo CFP. Assim quem deseja usar o serviço e já tem um psicólogo, mas que não é credenciado deverá trocar de profissional ou continuar com as consultas presenciais.

– É preciso ter uma boa conexão à Internet, para que a consulta flua. O interessado também precisa estar em frente ao computador nas horas marcadas com o psicólogo.

– Alguns pacientes podem abandonar a terapia mesmo antes de o tratamento finalizar. A ausência de uma identidade visual pode causar falta de comprometimento.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!