PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS E DESVANTAGENS DA BAGUNÇA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

Por mais que em um primeiro momento pareça estranho haver vantagens e desvantagens da bagunça, a verdade é que nem sempre a desordem é um problema. O assunto inclusive já foi tema de livro, Uma bagunça perfeita, de autoria do professor de Administração da Universidade de Columbia Eric Abrahamson e do jornalista David H.Freedman.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA BAGUNÇA

Para eles, as vantagens da bagunça estão principalmente relacionadas à criatividade, pois em um local muito ordenado é difícil dela se fazer presente. O livro se refere inclusive aos ambientes de trabalho, onde existe uma regra, mesmo que nunca tenha sido proferida, que escritórios devem ter mesas limpas, sem acúmulo de papel.

Os autores defendem as vantagens da bagunça ao afirmar que é onde ela está que surgem as melhores ideias para levar a prosperidade às empresas. Para eles, quando há somente planejamento rigoroso em uma empresa, bem como excesso de organização há também o bloqueio da imaginação.

Para comprovar a sua teoria, Abrahamson e Freedman apresentam casos de sucesso, mostrando profissionais com desorganização crônica que obtiveram bons resultados na sua área profissional. Eles também trazem para o seu estudo os problemas à saúde provocados pelo excesso de organização e mesmo pela bagunça excedida, como quando se tem a mania de acumular artefatos sem nenhuma utilidade.

Quais são as vantagens e desvantagens da bagunça

Embora o livro possa trazer uma nova visão para a bagunça, como os próprios autores afirmam, há também as desvantagens da bagunça, inclusive, quando ela não é motivada pela criatividade. O problema é ainda pior quando a bagunça de um começa a atrapalhar o espaço dos demais.

Em muitos casos, as desvantagens da bagunça estão associadas à perda de tempo, procurando alguma coisa em meio à desordem e ao estresse e frustração que isso pode provocar. O importante, acima de tudo, é respeitar o espaço de cada um, seja o da pessoa bagunceira seja da pessoa que coloca ordem em tudo, desde que ambas as atitudes não ocorram de forma a causar malefícios à própria pessoa e aos que a cercam.

Mesmo que existam pessoas que se tornam mais criativas em meio à desordem, muitas outras não conseguem deixar os pensamentos em ordem em um lugar bagunçado. Além disso, outra desvantagem é que a desordem pode atrapalhar inclusive a limpeza do local, o que será desagradável a todos que compartilham um mesmo espaço, seja em casa ou no escritório.

Sem contar que um local bagunçado pode causar riscos à segurança, como ao derrubar objetos, cair no chão e bagunçar ainda mais o ambiente.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!