PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DOS ALIMENTOS INTEGRAIS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

VANTAGENS DOS ALIMENTOS INTEGRAIS

É comum ouvir que todo alimento integral é mais saudável, mas pouca gente sabe o motivo disso. Antes de conhecer as várias vantagens dos alimentos integrais, é necessário saber o que caracteriza um alimento classificado como integral.

Os grãos integrais são aqueles que não sofreram processo de refinação. Por conta disso, eles são mais rústicos e conservam a parte externa, mantendo mais nutrientes e muito mais fibras. Os alimentos que foram refinados apresentam vida útil maior, permitindo a estocagem. Além disso, o sabor e a textura costumam ser bastante agradáveis. Uma das exceções é o leite integral, que é justamente o que mais contém gordura.

Principais vantagens dos alimentos integrais

1. Arroz integral: preserva o gérmen, onde se concentram as fibras, as vitaminas do complexo B e os minerais.

2. Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e uma série de vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Entretanto, o açúcar mascavo não deve ser usado por diabéticos.

3. Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas e proteínas, além das fibras.

4. Aveia: apresenta grande quantidade de proteína e fibras solúveis.

5. Gérmen de trigo: contém vitamina E, que é um poderoso antioxidante, além de vitaminas do complexo B.

Como incluir alimentos integrais na dieta

Muita gente sabe que os alimentos integrais são mais saudáveis, mas nem sempre dá para incluir esses alimentos em uma dieta pré-estabelecida, com a inclusão de alimentos brancos e refinados. Para mudar esse cenário, comece experimentando o pão integral, que apesar de ter o mesmo número de calorias, possui muito mais fibras, ajudando no funcionamento do intestino e na saciedade.

Em seguida, você pode incluir alimentos integrais na dieta a partir da ingestão de granola junto do leite ou com frutas picadas e no iogurte. Também é indicado experimentar inserir a granola na salada de folhas verdes, o que pode proporcionar um resultado bastante saboroso.

Outra forma de realizar essa transição saudável, sem sentir muitas mudanças, é apostar nas massas em versão integral, que podem ser consumidas como qualquer outra, sem qualquer diferença no sabor. O arroz integral é um dos grãos mais difundidos, sendo encontrado até como opção em diversos restaurantes. A textura é diferente, mas não é difícil se acostumar com ela.

Como os alimentos integrais melhoram minha saúde

Os alimentos integrais são ricos em fibras e um bom consumo desses nutrientes resulta em melhores níveis de colesterol e ainda ajuda a controlar o índice glicêmico. Isso vai garantir um risco menor de incidência de doenças cardiovasculares e também garantir maior longevidade para pacientes diabéticos.

As fibras solúveis também são aliadas no emagrecimento, por reterem grandes quantidades de água e ainda aumentarem a sensação de saciedade. As fibras ajudam ainda no funcionamento intestinal. Para conquistar todos esses benefícios, é preciso consumir cerca de dois litros de água todos os dias, juntamente com os alimentos integrais.

Ao seguir as nossas sugestões, você vai aproveitar uma dieta rica em alimentos integrais, desfrutando de todas as vantagens dos alimentos integrais.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!