PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DE SUBSTITUIR CARNE VERMELHA POR PEIXE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

VANTAGENS DE SUBSTITUIR CARNE VERMELHA POR PEIXE

Uma grande parte da população tem o hábito de comer peixe apenas em algumas ocasiões, sem uma frequência grande. Fatores como hábitos culturais e questões financeiras afetam o consumo de peixe, que é baixo em comparação com outras carnes. Porém, há várias vantagens de substituir carne vermelha por peixe, como você pode conferir abaixo.

Vantagens de substituir carne vermelha por peixe

1. Nutrição

Uma das vantagens de substituir carne vermelha por peixe está relacionada à nossa nutrição. Nesse aspecto, o peixe apresenta muitas vantagens em relação à carne vermelha. Isso porque o peixe é rico em cálcio, iodo, fósforo e vitaminas A, B e D, além de ofertar uma média de 20 gramas de proteína para cada 100 gramas da carne branca.

A carne vermelha apresenta um pouco mais desses benefícios, mas tem contra ela o fato de ter muita gordura saturada e colesterol. Quem quiser substituir completamente a carne vermelha por peixe continuará muito bem-nutrido, além de contar com outros benefícios inerentes ao consumo de peixes.

2. Campeão em ômega-3

Os peixes ganham de todas as outras carnes por serem alimentos que apresentam grande quantia de ômega-3, uma gordura benéfica que ajuda na prevenção de várias doenças, além de ser muito importante no combate ao colesterol, na diminuição de índices de triglicerídeos e no controle da pressão alta.

3. Menos infartos

O coração é o principal beneficiado pelo consumo do ômega-3, sendo indicada sua ingestão até mesmo para quem está com o coração em dia. Isso porque a substância que é rica no peixe inibe a formação de trombos, um processo que precipita a obstrução da artéria e pode resultar em um infarto agudo. A ingestão de dois filés de peixe grandes por semana, por exemplo, pode já reduzir o risco de morte por conta de problemas no coração.

4. Substâncias benéficas no sangue

Quem sofre com hipertensão leve, que ainda não depende de medicamento, pode ser muito beneficiado pelo consumo de peixes, que reduzem a taxa de triglicerídeos e do colesterol. Além disso, outra vantagem é que o ômega-3 dos peixes ainda altera as membranas das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluido e, assim, reduzindo a pressão arterial.

Quem já sofreu um ataque cardíaco pode ainda diminuir o risco de um novo evento com o consumo do peixe. O ômega-3 ainda tem uma função importante na formação do sistema nervosos central, podendo ser eficaz até mesmo na prevenção do mal de Alzheimer.

5. Melhorias na respiração

O consumo do peixe e seus nutrientes também resulta em melhoras no aparelho respiratório, ajudando no tratamento de doenças como bronquite, asma e outras alergias. Portanto, consumir peixe é sinônimo de respirar melhor.

Basta consultar um nutricionista para criar um cardápio em que o peixe passe a entrar no lugar das outras carnes.

 

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!