PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DE SUBIR E DESCER ESCADAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

VANTAGENS DE SUBIR E DESCER ESCADAS

Um exercício tão comum, nada difícil de ser praticado, mas que ainda assim nós evitamos. Quem sabe conhecendo as vantagens de subir e descer escadas você começa a evitar mais o elevador? Conhecer os benefícios de subidas e descidas de escadas ajuda a melhorar a sua saúde de diversas formas, como você verá a seguir.

Veja as vantagens de subir e descer escadas

1. Corpo tonificado: o benefício principal de subir e descer escadas todos os dias é o fortalecimento das suas pernas, trabalhando juntamente a sua panturrilha, tonificando os músculos das coxas e também do bumbum, ou seja: um exercício completo. As partes do corpo também beneficiadas durante o exercício são o abdômen e os seios, além de também alinhar a coluna, ajudando a criar uma postura de forma mais natural.

2. Queima calorias: claro que o exercício também ajuda no emagrecimento, já que queima cerca de 400 calorias em 30 minutos, dependendo da intensidade. Além disso, subir e descer escadas também calibra o coração, pois melhora a circulação de sangue e o ajuda a bater mais forte.

3. Saúde em dia: os exercícios podem também beneficiar aqueles que sofrem de varizes, pois ativa a circulação durante o movimento. Além disso, aumenta sua expectativa de vida.

Pratique todo dia

Para utilizar esse exercício que faz bem para o seu corpo, nem precisa ir à academia, só precisa usufruir da escadaria do seu prédio, ou do seu trabalho. Preste atenção na posição e postura do seu corpo, mantendo o tronco sempre ereto, e nunca apoiado nos corrimões, evitando possíveis lesões e dores musculares.

Para acelerar o gasto de calorias e também fortalecer os músculos mais rapidamente, tente subir de dois em dois degraus. Lembre-se de pisar com o pé inteiro no degrau, para evitar quedas e torções.

Há também a opção de subir escadas nos simuladores da academia. Nesse caso, as indicações são as mesmas. Lembre-se também de não se apoiar nas barras laterais do aparelho, mas procure moderar o ritmo do aparelho e aproveite a presença do instrutor para que ele avalie a sua postura. Para turbinar o treino em ambos os “aparelhos”, alterne a posição do seu tronco, inclinando-o para frente sempre que possível. Desse jeito, você turbina as modificações no seu abdômen.

Contraindicações

Quem possui algum tipo de lesão no tornozelo, quadris, joelhos e coluna deve repensar os planos de se exercitar nas escadas. Já quem está muito acima do peso precisa de mais cautela, para não adquirir problemas no joelho.

A atenção com a postura deve ser redobrada para garantir equilíbrio e evitar lesões.  E para finalizar, os idosos também devem tomar cuidado com o exercício, por estarem em uma idade que deixa o corpo mais fragilizado. De preferência, tente consultar um médico antes de começar.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!