PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DE PRATICAR ZUMBA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

VANTAGENS DE PRATICAR ZUMBA

Além de divertidas, as danças costumam ser ótimas formas de treino para quem deseja manter o corpo em forma. Uma das modalidades que vem ganhando cada vez mais adeptos tem origem colombiana e mistura ritmos latinos com ginástica. Se você está curioso em saber quais são as vantagens de praticar zumba, confira todas elas.

Zumba é perfeito para quem gosta de apostar em movimentos diversos na hora de se exercitar, fugindo das atividades mais tradicionais, que podem ser tediosas para muitas pessoas. Aqui, a atividade é feita em grupos, coordenadas por um professor bastante dinâmico que durante uma hora de aula ensina curtas sequências de dança bem reboladas e inspiradas em ritmos como o mamo, merengue, salsa, samba e outros.

Giros e saltos são outros movimentos bastante comuns em uma aula de zumba, sendo que ao final é realizado um alongamento bem trabalhado. Quem pensa que a queima calórica em cada sessão é grande está certo, sendo que de acordo com a intensidade da aula ela pode queimar de 500 a 1000 calorias.

Mais vantagens de praticar zumba

Além da perda de peso, outra vantagem da atividade é a coordenação motora, da qual se exige muito ao decorar a sequência de movimentos. Equilíbrio e reflexos mais rápidos são outros benefícios proporcionados pelas aulas de zumba, já que é preciso realizar movimentos com variações de velocidade, alguns mais lentos e outros mais rápidos.

Nesse sentido, outra vantagem de praticar zumba é exercitar a memória, uma vez que ela deve se esforçar mais para recordar as coreografias aprendidas. Já que essa dança é um exercício aeróbico, outro benefício que a sua prática oferece à saúde é a melhora do sistema cardiovascular.

Isso acontece porque é trabalhada a respiração, fortalecendo o músculo do coração. E por falar em músculos são muitos os que entram literalmente na dança, como é o caso dos músculos inferiores, proporcionando o seu fortalecimento. Dessa forma, bumbum, coxa e panturrilha são beneficiados, desenvolvendo forma e força.

Outros músculos que são bastante trabalhados no zumba são os chamados músculos do CORE, que englobam quadril, abdômen e cintura. Os giros e saltos são os principais responsáveis pelo uso de tantos músculos em uma mesma atividade. Os ossos também se tornam mais fortes com a dança, prevenindo a perda óssea e, consequentemente, osteoporose na melhor idade.

Além de todas essas vantagens de praticar zumba, o fato de se dedicar a um exercício já é em si um grande aliado da saúde, que também é essencial para o bem estar da mente, relaxando-a e mandando o estresse embora. De quebra, como se trata de uma atividade feita em grupo, ela tem a vantagem de proporcionar a socialização entre os seus praticantes.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!