VANTAGENS DE FAZER JUDÔ

VANTAGENS DE FAZER JUDÔ

A prática de atividades físicas apresenta muitos benefícios para diversas faixas etárias. No caso das crianças, especificamente as que estão em idade pré-escolar, com o desenvolvimento do corpo e suas capacidades, existem muitas vantagens de fazer judô.

Essa é uma fase em que a estimulação psicomotora é muito importante. Através do judô, a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes. É possível melhorar a coordenação motora, ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e conseguir ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências. Portanto, as vantagens de fazer judô são muito variadas.

Confira as vantagens de fazer judô

Entre as primeiras vantagens estão a possibilidade de conhecer novos movimentos, além de explorar o domínio corporal e melhorar a coordenação. Todas essas questões têm uma influência direta no aprendizado escolar. Geralmente, crianças com boa imagem motora, bom domínio corporal e ótima exploração de suas habilidades corporais conseguem melhorar sua autoconfiança e sua autoestima, refletindo diretamente no rendimento escolar.

Crianças que recebem estimulação positiva no período em que estão mais aptas para assimilar estímulos podem acabar se tornando adultos com bom desenvolvimento motor, além de serem sociáveis, ponderados e dinâmicos. O judô ainda pode interferir no caráter do praticante, devido ao fato de que essa arte conta com uma filosofia voltada para o bem-estar não somente físico, mas também social e mental.

O judô também é positivo para crianças que são muito tímidas e que enfrentam dificuldade de socialização. Mesmo que seja uma modalidade esportiva individual, o judô prioriza o trabalho em grupo, além da disciplina e da amizade. Nesse caso, o esporte pode ser usado para desenvolver a criança, com o objetivo de vencer a timidez e melhorar os relacionamentos pessoais.

É importante tomar o cuidado não só com a prática do judô, para não estimular a competição precoce. Nos primeiros anos da infância, é essencial incentivar a criança a tomar gosto pela atividade física e a modalidade. Por isso, é fundamental que o garoto ou a menina sejam incentivados a participar de torneios e festivais, mas sem jamais estimular a rivalidade excessiva entre eles e outros competidores.

Além de ser um ótimo exercício para crianças e adolescentes, o judô traz benefícios para adultos, aprimorando o desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada, pois o esporte desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno, prepara os esportistas para uma convivência harmônica em seu ambiente social e estimula o interesse pela competição sadia.

A prática contribui para controle muscular, aperfeiçoamento do reflexo, desenvolvimento do raciocínio, equilíbrio mental, reforço do caráter e da moral, fortalecimento da autoconfiança e respeito aos companheiros. Aos jovens, os benefícios são: cuidar beneficamente do físico e do caráter; a transformação da disciplina; o equilíbrio mental; tratar o semelhante com respeito e humildade; e torná-lo útil à sociedade.

Agora você conhece as vantagens proporcionadas pelo judô.