PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DE FAZER IOGA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

VANTAGENS DE FAZER IOGA

Apesar de a prática da ioga ser milenar, estimando-se que ela tenha surgido na Índia, entre os anos de 5000 e 3000 A.C., os seus benefícios ainda são desconhecidos para muitas pessoas. As vantagens de fazer ioga são muitas, uma vez que, além de representar exercícios físicos, ela também prevê uma filosofia de vida e de comportamento.

A ioga é uma ciência ou mesmo arte que usa várias técnicas psicofísicas aliadas a uma ampla filosofia de vida, no intuito de promover uma conexão entre corpo, alma e mente. O objetivo é também a união do indivíduo com o ambiente em geral, a partir de valores e princípios éticos como a não-violência, o desapego, a verdade e vários outros.

Conheça as vantagens de fazer ioga

As vantagens de fazer ioga são inúmeras, incluindo os seguintes benefícios: aumento da flexibilidade, da força, do equilíbrio e melhora na postura. Além do aprimoramento físico, a ioga também ajuda a relaxar, diminuir o stress, a ansiedade e a melhorar a concentração e a respiração. Entretanto, as vantagens dessa prática são consequências da ioga, não seu objetivo final, que tem relação com a busca por um estado interno de integração.

Bons resultados e benefícios em curto prazo já podem ser observados com a prática regular da ioga ao menos duas vezes por semana. A recomendação é que a ioga seja feita em um local tranquilo, limpo, com boa iluminação e o mais silencioso possível. Pode-se criar um clima para a prática, com velas, imagens e incensos, facilitando a concentração mental, a sensação de presença e ainda o desenvolvimento da atenção aos sentidos.

A busca por um silêncio interno não depende das condições externas. Por isso, a ioga também pode ser praticada em outros locais. É o caso de cachoeiras, praias, montanhas, parques e outros ambientes, principalmente aqueles que potencializam a conexão com a natureza e com o todo, que é um dos objetivos da prática.

Qualquer pessoa pode começar a praticar ioga já a partir dos três anos de idade, pois nessa idade, o sistema nervoso já está desenvolvido o suficiente para assimilar as posturas e entender os princípios da filosofia. Alguns lugares oferecem modalidades especiais para gestantes e também para a terceira idade, adaptando a prática para as necessidades específicas de cada grupo.

A ioga que utiliza o físico é intitulada Hatha Ioga, da qual surgem várias ramificações, em que cada uma prioriza determinadas características. O Hatha Yoga tradicional alia ásanas (posturas psicofísicas), pranayamas (exercícios respiratórios) e outras técnicas de relaxamento e concentração, num ritmo determinado pelo professor de acordo com as características da turma. Outra modalidade é o Ashtanga Yoga. Essas aulas costumam ser bastante dinâmicas e baseadas na sincronização dos movimentos com a respiração, por meio sequências de posturas distribuídas em seis séries. Já o Iyengar Yoga é um método que prioriza a questão dos alinhamentos e ajustes nos ásanas, dentro de uma sequência harmônica de movimentos.

Pronto, agora você sabe como a ioga pode ser benéfica para a sua saúde.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!