PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DE FAZER DIETA ALCALINA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

VANTAGENS DE FAZER DIETA ALCALINA

Uma das novidades no campo nutricional para conseguir perder uma grande quantidade de peso é a dieta alcalina, que tem conquistado um número cada maior de adeptos. São justamente as promessas de emagrecer e deixar o corpo livre de toxinas que estão conquistando muita gente. Mas quais são as vantagens de fazer dieta alcalina?

A ideia por trás do método é ajustar a alimentação para deixar o pH do sangue mais alcalino. Essa mudança seria suficiente para favorecer a eliminação de toxinas. Na prática, isso quer dizer mais destaque para cereais integrais, frutas e verduras na hora de montar o prato, enquanto carne vermelha e leite integral ficam de lado.

Veja vantagens de fazer dieta alcalina

Essa dieta previne cálculo renal e perda de massa óssea. Para retirar a acidez do sangue e restabelecer o pH, o corpo retira cálcio dos ossos sob a forma de bicarbonato de cálcio, componente que devolve a neutralidade ao sangue. O excesso de bicarbonato de cálcio circulante acaba indo para os rins, podendo provocar a formação de pedras. Por isso, é uma dieta que prioriza a manutenção do pH do sangue protege os ossos e os rins.

A dieta alcalina também incentiva a redução do consumo de alimentos industrializados. Vilões do século 21, os alimentos industrializados estão fora da dieta alcalina. Isso é bom porque eles são muito calóricos e ricos em sódio, substância que acidifica o sangue e promove perda de massa óssea e cálculo renal.

Outra vantagem é a contemplação de todos os grupos alimentares. Diferente de dietas restritivas, a alcalina abrange todos os grupos nutricionais, mesmo priorizando aqueles que deixam o sangue mais alcalino. Isso garante que a alimentação seja mais próxima possível de uma alimentação balanceada.

A dieta também desencoraja o consumo de carnes e laticínios. Se consumidos em excesso, os laticínios integrais e as carnes vermelhas aumentam o colesterol, favorecendo o aparecimento de doenças cardiovasculares. Mas, na dose certa, eles te dão as quantidades adequadas de cálcio, garantindo ossos fortes, e de proteínas, essenciais para o crescimento muscular.

Outra vantagem desse tipo de dieta é estimular o consumo de alimentos integrais, o que contribui para a qualidade nutricional da alimentação e também para melhorar a digestão. Além disso, o aumento no consumo de alimentos integrais diminui o índice glicêmico, reduzindo a liberação de insulina corporal e favorecendo a saciedade.

A eliminação de toxinas não promove o emagrecimento, como prometido. Não há, necessariamente, redução do percentual de gordura corporal, apenas redução da retenção de líquidos. Porém, a dieta alcalina diminui a retenção de líquidos. Qualquer alimento gera um resíduo tóxico, naturalmente diluído em água pelo organismo. Portanto, quanto mais toxinas ingeridas, maior a retenção de líquidos. Por manter o pH do sangue mais alcalino, essa dieta promove a eliminação de toxinas.

A última das vantagens de fazer dieta alcalina é a reeducação alimentar, pois essa dieta coloca no cardápio alimentos saudáveis, como frutas verduras e legumes, e retira as carnes gordurosas, farinha branca e industrializados que, em excesso, fazem mal à saúde. Por isso, se bem balanceada, pode funcionar como uma reeducação alimentar.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!