PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DE DOAR SANGUE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

VANTAGENS DE DOAR SANGUE

Além de doar sangue ser uma atitude que pode salvar a vida de muitas pessoas, existem vantagens de doar sangue para quem pratica esse gesto. Saiba de que forma é possível se beneficiar com a doação e quais os requisitos necessários.

Um dos benefícios é que ao tirar um pouco de sangue das veias será retirado também o excesso de ferro. Embora esse nutriente seja muito importante para o organismo, em excesso, estimula a formação de radicais livres, os quais destroem as células, causando entre outras consequências, o envelhecimento precoce.

Ferro em demasia no organismo pode ainda ser um dos responsáveis pelos casos de pressão alta. Outra vantagem de doar sangue é que se trata de uma forma de queimar calorias, além disso, quem doa pode tirar um dia de folga do trabalho, como está previsto em lei.

E mais: existem estados brasileiros em que o doador tem direito a descontos no valor do ingresso para eventos culturais. Doar também previne problemas cardiovasculares e de forma gratuita é possível fazer um check-up completo, uma vez que serão realizados vários exames, entre eles, de doença de Chagas, hepatite B e C, HIV, HTLV I e II e sífilis.

Mais sobre benefícios de doar sangue

Antes de ir a um banco de sangue fazer a doação, é importante saber se você está apto a praticar esse gesto. O primeiro requisito é que a pessoa esteja com boa saúde, por isso, não é indicado fazer a doação em caso de resfriados e outros problemas, mesmo que leves. O doador deve ter ainda entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos.

É preciso cuidar da alimentação antes de ir ao banco de sangue, sendo necessário não ter ingerido alimentos gordurosos quatro horas antes de doar e nem ter bebido álcool nas últimas 12 horas. Quando o doador chega ao hemocentro, passa por uma entrevista para que seja avaliada a sua possibilidade de doar, por isso, é preciso apresentar um documento de identidade para fazer o cadastro.

No caso de resfriados, é preciso esperar até sete dias para fazer a doação, contanto a partir do momento da melhora. Gestantes também não estão aptas temporariamente a doar, sendo necessário esperar até 90 dias quando o parto for normal e 180 dias para quem fez cesariana.

Da mesma forma, quem fez tatuagem deve esperar um ano para doar sangue. O mesmo período é indicado a quem fez sexo sem proteção ou visitou estados com altas taxas de malária. Pessoas que tiveram hepatite nos últimos 11 anos também não podem e quem tem HIV e Hepatite B e C nunca poderá, bem como usuários de drogas injetáveis e contaminados com malária.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!