PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DA PIMENTA PARA A SAÚDE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

A pimenta apresenta importantes qualidades farmacológicas. Além de apresentar princípios ativos como capsaicina e piperina, a pimenta ainda é rica em vitaminas A, E, C, potássio, zinco e ácido fólico. Por conta desses fatores, a pimenta tem fortes propriedades antioxidantes e também protetores do DNA celular, além de bioflavonóides, que podem prevenir a ocorrência de câncer. Logo, é essencial conhecer as principais vantagens da pimenta para saúde.

Vantagens da pimenta para a saúde

1. Efeito antioxidante: uma das primeiras vantagens da pimenta para a saúde é o efeito antioxidante, que previne o envelhecimento precoce. Isso porque as pimentas do gênero Capsicum, como a vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi e várias outras, apresentam propriedades antioxidantes por conta da presença de capsaicina. Os antioxidantes também atuam prevenindo doenças como câncer, diabetes e disfunções cardíacas. Os antioxidantes da pimenta são a vitamina A, vitaminas C e E e também flavonoides.

VANTAGENS DA PIMENTA PARA A SAÚDE

2. Combate a doenças crônicas: justamente por ser um alimento rico em antioxidantes, como a vitamina C, os flavonoides e os carotenoides, a pimenta pode ajudar na prevenção de doenças como câncer e diabetes. Essa característica também auxilia na desintoxicação do sangue, ativando ainda o sistema imunológico.

3. Auxilio na digestão: consumir o condimento aumenta a salivação, o que ajuda na mastigação e ainda protege a saúde bucal. A pimenta também estimula a secreção gástrica, aumentando a produção de sucos gástricos, e a promoção de um bem-estar natural após a ingestão. A capsaicina ainda tem um efeito gastroprotetor, que impede lesões na mucosa gástrica.

4. Aceleração do metabolismo: a ingestão de pimenta aumenta a temperatura natural do organismo, o que serve para aumentar o gasto calórico. A capsaicina ainda é capaz de prevenir o acúmulo de gordura justamente na área abdominal. É por isso que a pimenta é também uma aliada no emagrecimento. Ingerir o condimento durante as refeições estimula o sistema nervoso e, com isso, produz um aumento da liberação de catecolaminas, adrenalina e noradrenalina. Assim, o apetite diminui e, consequentemente, a ingestão calórica.

5. Controle do colesterol: consumir pimenta pode também ser bastante positivo no processo de manter a pressão arterial nos níveis recomendados. Além disso, o condimento ajuda a manter os níveis do colesterol ruim, o LDL, mais baixos e os triglicerídeos sob controle. A capsaicina ainda ajuda na redução do nível de glicose sanguínea, aumentando o nível de insulina e prevenindo a diabetes.

6. Sistema circulatório: os benefícios da pimenta também chegam ao sistema circulatório, já que por conter vitaminas A, C, Potássio e cálcio, a pimenta ajuda não só a manter o coração saudável, como também o sistema circulatório. Devido suas propriedades vasodilatadoras, a pimenta impede que coágulos se formem nos vasos sanguíneos, elevando o calibre e reduzindo as chances de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

Agora é só experimentar novas formas de incluir a pimenta no seu cardápio e aproveitar os benefícios que ela proporciona.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!