PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VANTAGENS DA MEDITAÇÃO PARA O CORPO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

São inúmeras as vantagens da meditação para o corpo e para a mente. Estudos apontam as alterações fisiológicas que acontecem em indivíduos que meditam. No cérebro, por exemplo, percebe-se o crescimento das ondas cerebrais que estão ligadas ao relaxamento – um dos primeiros resultados que se percebe na meditação.

Além disso, para saber como meditar não é preciso muito, apenas um ambiente silencioso que se pode ter privacidade para relaxar por alguns momentos. Com a meditação é possível atingir diferentes níveis de consciência, porém, o relaxamento é o mais simples dele e já é responsável por muitas vantagens da meditação para o corpo.

VANTAGENS DA MEDITAÇÃO PARA O CORPO

O relaxamento se dá com a meditação para o corpo uma vez que ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do organismo, diminuição da frequência cardíaca e redução da condutância elétrica da pele. Tudo isso leva a um quadro de diminuição do metabolismo, resultando na desaceleração do corpo.

Outra mudança no organismo com a meditação é a maior irrigação do cérebro, o que faz aumentar a coerência e sincronia eletroencefalográfica. Já a maior concentração dos neurotransmissores dopamina, norepinefrina e serotonina, também provocada pela meditação, faz aumentar a sensação de prazer.

Vantagens da meditação para o corpo ficar em forma

Todo o mecanismo que é desencadeado quando a pessoa aprende a como meditar traz uma série de benefícios, entre eles, os mais comuns são a prevenção de estresse no futuro e a liberação do estresse que foi acumulado em seu corpo. Ou seja, a meditação não age apenas na prevenção como também no tratamento do estresse.

Entre os benefícios para o corpo, estão ainda a mudança da fisiologia de cada célula, uma vez que ela é preenchida com mais energia, provocando sensação de paz, entusiasmo e alegria. A prática também reduz a pressão sanguínea e os níveis do lactato sanguíneo – o que causa a redução da ansiedade.

Tensões relacionadas à dor também são minimizadas, assim, a meditação funciona como tratamento para evitar dores de cabeça, problemas de úlcera, insônia, músculos e nas articulações. Existem ainda as vantagens mentais em meditar, sendo que pelo fato de trazer o padrão de ondas cerebrais ao estado Alfa, a meditação pode promover a cura.

Por fim, a mente é beneficiada ainda com a redução da ansiedade, o aumento da estabilidade emocional, da alegria e da criatividade. Também desenvolve a intuição e aguça a mente por meio do ganho de foco e a expande através do relaxamento.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!