PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





VAGAS DE EMPREGO EM ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

VAGAS DE EMPREGO EM ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

Como achar emprego em engenharia de telecomunicações é mais rápido quando o graduado busca oportunidades nos segmentos de internet e telefonia, que contratam muitos profissionais dessa área. No entanto, de forma geral o mercado está aquecido e esse engenheiro não costuma ter dificuldade após concluir o curso superior.

O governo federal, bem como as operadoras de telecomunicação são as que mais absorvem os engenheiros de telecomunicações. Um estado onde as vagas estão mais concentradas é em São Paulo, que reúne um grande número de centros de pesquisa e empresas de TI. No entanto, está previsto o crescimento de vagas para as regiões norte e o nordeste.

Isso se dá em especial devido às metas de expansão previstas pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações nesses locais. Já o norte contrata muitos desses engenheiros para operar na Zona Franca de Manaus, principalmente, no setor de fabricação de equipamentos de telecomunicação e eletrônicos.

Para esse profissional, o salário inicial costuma ser de R$ 4 mil, em média, sendo que se estima que existam no mercado mais de 4 mil profissionais. Comparada a outras engenharias, esse número é relativamente baixo.

Além de ter diploma de curso superior em engenharia de telecomunicações o profissional deve ter registro no Crea – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia para exercer a sua atividade. A profissão é regulamentada pela Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.

Como achar emprego em engenharia de telecomunicações

No início da carreira, o recém-formado em engenharia de telecomunicações vai achar emprego mais facilmente em atividades relativas à configuração e monitoramento de equipamentos nas torres de telecomunicações. Ele também pode configurar e dar suporte de redes e coordenar projetos de instalação de equipamentos.

Com os anos de experiência, esse profissional tem duas opções. Uma delas é o empreendedorismo, quando pode ter o seu próprio negócio, de serviços ou fabricação de equipamentos. A segunda escolha para seguir a sua carreira é a gestão, ao assumir cargos de chefia, gerenciando projetos. O engenheiro também pode operar como perito ou analista.

Existem diferentes especializações na engenharia de telecomunicações, sendo que entre elas, destaca-se a infraestrutura, quando o profissional trabalha criando, construindo e implantando redes de telecomunicações. Ele tem a capacidade ainda de operar esses sistemas que podem ser voltados às comunicações de dados, como a internet.

O engenheiro de telecomunicações tem também a habilidade de realizar a manutenção das redes de forma constante, garantindo o seu bom funcionamento. Ele consegue ainda cuidar de cabeamentos aéreos, bem como de subterrâneos, além de satélites artificiais.

Centrais de transmissão, codificação, captação e retransmissão dos sinais são outros locais onde esse profissional pode desempenhar as suas funções. Outras indústrias que emprega esse engenheiro são a eletroeletrônica, além de empresas de pesquisa tecnológica e científica.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!