PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





USO CORRETO DE ENXAGUANTE BUCAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

USO CORRETO DE ENXAGUANTES BUCAIS – Conhecer como deve ser o uso correto de enxaguantes bucais é muito importante para que eles se tornem eficientes na hora da higiene bucal e não cause problemas à saúde. O mais relevante é saber que o produto precisa ser usado por último no processo de limpeza da boca e, diferente do creme dental e do fio dental, não deve ser usado todos os dias.

USO CORRETO DE ENXAGUANTE BUCAL

O uso correto de enxaguantes bucais, aliás, é motivo de polêmica, pois nem todos os especialistas recomendam o uso do produto, apenas em casos específicos. Além disso, afirmam que as versões do produto com álcool devem ser evitadas. Estudos apontam que os enxaguantes bucais com álcool podem facilitar o surgimento de câncer na boca, já que uma enzima do organismo transforma a substância em acetaldeído, a qual pode alterar as células da boca e causar tumores na região.

Alguns especialistas afirmam, ainda, que as propagandas são enganosas, dizendo que o produto evita o mau hálito, o que não é verdade. Nada melhor do que uma boa escovação para eliminar o cheiro ruim da boca. Eles também criticam a falta de controle sobre a sua venda e os enxaguantes que não contêm flúor, ação antiplaca nem antisséptica não precisam ser registrados.

Dicas para usar enxaguantes bucais

– Escolha um enxaguante bucal sem álcool da marca de sua preferência.

– Não compre os produtos que possuam na sua composição gluconato de clorexidina, o qual se trata de um antisséptico que precisa ser usado com muita cautela e orientação do dentista. Utilizado sem necessidade, ele pode descamar a mucosa bucal, matar bactérias que mantém o equilíbrio flora bucal e causar manchas nos dentes.

– Enxaguantes com flúor combatem a perda de minerais nas camadas externas dos dentes, evitando a formação de cáries. Também é indicado para pessoas com sensibilidade nos dentes, sendo que outra substância que alivia o sintoma é o nitrato de potássio ou cloreto de estrôncio. Por outro lado, deve-se atentar com o excesso de flúor, que também está presente na água tratada que chega pela torneira.

– Para como usar enxaguantes bucais é preciso iniciar a higiene bucal com escova de dentes e creme dental, ao menos, três vezes por dia, lembrando que ao menos uma vez por dia é preciso usar o fio dental. A língua também deve ser escovada com a própria escova de dentes ou com raspador de língua. Por fim, faça o bochecho com o enxaguante.

– Para alguns especialistas o produto é necessário apenas nos casos de cirurgias, raspagem de dente, alta incidência de cárie, doenças da gengiva e para indivíduos que não possuem a coordenação motora necessária para uma boa escovação.

– Outra entre as dicas para usar enxaguantes bucais é usar o produto antes de dormir, quando a salivação diminui, assim o produto permanecerá por mais tempo nos dentes.

Como usar enxaguantes bucais corretamente consiste ainda em não diluir o produto em água, se isso for feito ele perderá suas propriedades e consequentemente o seu efeito.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!