TRIPOFOBIA – O QUE É? – MEDO OU REPULSA A BURACOS ENCADEADOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

TRIPOFOBIA – Muitas pessoas podem não saber que possuem a fobia chamada Tripofobia, que se refere ao medo ou repulsa a buracos encadeados, em especial, quando estão presentes em formas orgânicas. A mesma repulsa pode ser sentida diante de figuras geométricas em conjunto, em geral, pequenas e arredondadas.

Embora essa repulsa a buracos encadeados não esteja listada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, milhares de pessoas afirmam sentir repulsa ao se deparar com esse tipo de imagem. Existem muitos sites que mostram imagens que remetem à Tripofobia, sendo que muitas delas são feitas em Photoshop e mesmo assim incomoda a quem olha.

grey TRIPOFOBIA   O QUE É?   MEDO OU REPULSA A BURACOS ENCADEADOS

Para muitos indivíduos é novidade e apenas descobre que possui a fobia de buracos encadeados quando vai pesquisar sobre o assunto e se depara com as imagens reais ou não. Os sintomas podem ser apenas uma certa aversão, até pavor, náuseas, coceiras e em casos mais graves desmaios, o que é menos comum.

Além disso, o efeito aumenta quando as formas se encontram em ambiente biológico, podendo ser humano ou não. Há pessoas, ainda, que sentem o mesmo desconforto quando vê buracos em paredes, em madeira e mesmo não consegue olhar para roupas de tricô, crochê e ralos.

O que pode provocar a Tripofobia

Entre as imagens mais comuns que podem provocar os sintomas de fobia de buracos encadeados estão favos de mel, ninhos e sementes de lótus. Existem outras imagens que são associadas à tripofobia, como larvas. No entanto, como não existem muitos estudos sobre a fobia, é difícil definir com exatidão o que se refere a ela realmente.

Nomes como Arnold Wilkins e Geoff Cole alegam serem os pioneiros na investigação sobre a fobia, sendo que o seu nome existe desde 2005 e até o momento estudos apontam que a repulsa provocada pelos buracos não é baseada em um medo cultural. O nome da fobia tem origem da combinação da palavra tripo que em grego significa perfuração ou furos e fobia.

Estima-se que uma a cada três pessoas possuam a fobia e, em 2010, uma pesquisa informal revelou que o medo de buracos ou grupos de buracos é a segunda maior das fobias, apenas perdendo pela xilofobia, que é o medo ou repulsa a objetos de madeira. Vale ressaltar que essa fobia não é a mesma que a Dermatopatofobia, a qual se refere a infecções ou lesões da pele ou da área dos olhos.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!