PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TRABALHAR NA ÁREA DE ARTES CÊNICAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

TRABALHAR NA ÁREA DE ARTES CÊNICAS

Para ser ator, existe um perfil para trabalhar na área de artes cênicas, que pode ajudar a impulsionar a sua carreira. Ter uma boa postura é o primeiro passo para adentrar nessa carreira. A postura está associada diretamente à confiança, o que é muito relevante para um profissional que busca atuar com artes cênicas.

A desenvoltura de sua fala, bem como o volume que emprega nela, é outra questão importante para o perfil do ator. Por isso, trata-se de um fator que deve receber atenção especial. Por mais que a voz possa ser trabalhada para ter um melhor desempenho durante o trabalho, é de extrema importância quer o aspirante a ator tenha uma boa dicção, pronunciando as palavras de forma clara.

Ter ritmo ao falar e projetar a voz o suficiente para que todos possam ouvir é uma forma de se destacar na sua carreira, pois esses aspectos interferem diretamente na qualidade do trabalho desempenhado por quem deseja se dedicar à área das artes cênicas. Essas características também tornam o ator mais apreciado pelo público que acompanha o seu trabalho.

O perfil do ator dos palcos deve contar, ainda, com uma encenação com ênfase. Mais do que no cinema ou na televisão, o ator de teatro deve ter uma atuação marcante. Para tanto, existem muitas técnicas, as quais devem ser estudadas e aplicadas, o que faz parte da formação do ator, seja acadêmica ou aquela adquira com a experiência.

Mais sobre o perfil para trabalhar na área de artes cênicas

Mais do que em outros lugares, o ator de teatro deve encarnar o seu personagem de forma completa, pois depois que sobe ao palco, apenas se desfaz dele quando a peça teatral termina. Porém, vale lembrar que os profissionais que trabalham na área de artes cênicas não são apenas os atores.

Existe uma grande variedade de funções para quem deseja iniciar uma carreira nessa área. Dramaturgia, figurino, cenografia, produção, sonoplastia, iluminação, teoria teatral e crítica são os ramos das artes cênicas, sendo que para todos eles, é importante ingressar em um curso superior.

Há também o curso tecnólogo em artes cênicas, o qual prepara o profissional para a produção cênica. Já quem prefere lecionar em escolas e cursos, dedicando-se à docência, encontra maior suporte teórico ao realizar um curso de licenciatura em artes cênicas. Esse curso pode recebe ainda o nome de educação cênica ou teatro.

Outros predicados importantes para o perfil de quem deseja atuar nas artes cênicas é dominar a expressão corporal, com gestos e movimentos, além de contar com muita imaginação, criatividade e memória. Também é importante possuir grande sensibilidade. Ter interesse por outras artes também vai agregar benefícios à sua carreira. Por fim, esse profissional deve saber analisar a sociedade em que vive e representá-la em seu trabalho.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!