TOSSE SECA PERSISTENTE EM CRIANÇA – O QUE FAZER?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

TOSSE SECA PERSISTENTE EM CRIANÇA – Ainda mais quando se é mãe ou pai de primeira viagem, aquela tose seca infantil pode deixá-los preocupados. Porém, não chega a ser um problema, pois ela é somente o resultado de uma irritação e tem a função de expelir secreções e corpos estranhos, como, por exemplo, quando a criança engasga, a tosse impede que o objeto chegue até os pulmões.

TOSSE SECA PERSISTENTE EM CRIANÇA - O QUE FAZER?

A tosse seca persistente em criança é a segunda queixa mais frequente nos consultórios pediátricos, perdendo somente para os casos de febre. Como a criança com tosse seca está usando o seu reflexo natural de proteger o aparelho respiratório, a mesma pode ocorrer nas situações de resfriado e gripe, pois o tossir vai eliminar o catarro. Em geral, a tosse está associada a infecções leves do nariz e da garganta.

Qual a primeira atitude a tomar quando começa tosse seca infantil

Nem sempre é preciso correr para o telefone e marcar uma visita ao médico, o estresse de sair de casa, ainda mais em dias muito frios, pode apenas piorar o estado do pequeno. Assim, para amenizar o desconforto da tosse seca persistente em criança, você pode hidratá-la com água, além de sucos e sopas.

Essa medida serve para umedecer o muco, tornando-o mais fácil de expeli-lo. Como resultado, a tosse vai embora. Outra forma de amenizar a tosse seca é com a nebulização caseira, através de inalador e vapor do banho, causando o mesmo efeito de umedecer o muco. Já para evitar criança com tosse seca, é importante manter o seuquarto sempre arejado, livre de fumaça de cigarros, incensos ou demais odores fortes.

Aliás, um dos grandes causadores da tosse seca em crianças é o fumo passivo, por isso, os pais devem ter o costume de fumar longe de seus filhos. Mesmo passivo, o fumo pode causar em crianças doenças respiratórias, como a bronquite. Além disso, depois de fumar, o adulto deve entrar no mesmo ambiente que a criança somente após 30 minutos, pois esse é o tempo que o pulmão demora a exalar toda a fumaça.

Quando procurar um médico

Se as dicas para umedecer o muco e expeli-lo não for suficiente para que a tosse seca da criança passe dentro de alguns dias, está na hora de buscar um pediatra. Muitas mães e pais pensam em medicar a criança com tosse com xaropes, antes mesmo de levá-la ao médico. Porém, isso não é aconselhável, pois nem sempre são eficientes, além de contar com fortes componentes químicos em suas fórmulas.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!