PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TOSA HIGIÊNICA – O QUE É, VANTAGENS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

TOSA HIGIÊNICA – O QUE É, VANTAGENS – Fazer tosa em um animal de estimação significa aparar seu pelo, sendo muito comum levar o animal para a pet shop, onde devem existir profissionais capacitados para a atividade. Existem diferentes tipos de tosa, como a total, na tesoura, da raça e a tosa higiênica, entre outras. As vantagens da tosa higiênica para animais de estimação são inúmeras, em especial, porque vai ajudar a manter a boa saúde e higiene do animal.

TOSA HIGIÊNICA - O QUE É, VANTAGENS

Algumas raças de cães, como o Bulldog, Lhasa-apso, Pequinês, Pug, Shiht-tzu, entre outras, possuem o focinho curto e que por esse motivo possuem a predisposição para desenvolver dificuldade com a respiração.  Com a pelagem longa, o problema é ainda maior no verão, e se isso for um problema para o seu bicho, ela vai sofrer com alguns sinais.

Entre os sintomas desses problemas estão o aumento da ansiedade e dos batimentos cardíacos, além de desidratação e respiração ofegante. Nesses cães, as vantagens da tosa higiênica para animais de estimação são inúmeras, inclusive, no verão. No entanto, as raças de pelos longos têm a pele sensível e, por isso, deve-se cuidar com a exposição ao sol.

Outro entre os benefícios da tosa higiênica para animais de estimação é que com o procedimento fica muito mais fácil enxergar possíveis pulgas e carrapatos no animal.

Saiba o que é tosa higiênica e quais as vantagens

Os benefícios da tosa higiênica para animais de estimação são grandes também para as raças Schnauzer, Maltês, Yorkshire, Poodle e Collie, pois além de facilitar a transpiração, previne o acúmulo de sujeiras em seus pelos. Cães com pelagem menor também precisam de tosa, porém, com menos frequência.

A tosa higiênica para animais de estimação é mais importante em algumas regiões, como a sola das patas, barriga, área íntima e ânus. Nas chamadas “almofadinhas” do pet, que ficam na sola das patas, a tosa é essencial porque evita que ele escorregue na própria pelagem, pois no local ela cresce bastante.

Já na barriga e nas regiões íntimas, o principal motivo da tosa é impedir que a sujeira se acumule. Na região íntima, podem-se acumular ainda restos de fezes e urina, que se agarram à pelagem, além de proliferar bactérias e parasitas.  É possível, ainda, tirar o excesso de pelos da região das orelhas do cão.

De qualquer forma, é fundamental estar atento para que não ocorram excessos na hora da tosa, pois a falta de pelos vai deixar o local desprotegido, o que é uma porta de entrada para infecções e até mesmo queimaduras, inclusive, na barriga, pois o cão pode encostá-la no chão quente.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!