PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TIPOS DE PISO PARA CADA AMBIENTE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

TIPOS DE PISO PARA CADA AMBIENTE

Para garantir beleza e estilo em cada cômodo da sua casa é bom começar pelo piso. Cada ambiente tem um estilo, uma necessidade e um uso diferente, logo, pode exigir um piso diferente, por isso, na hora de escolher, é importante verificar além de preço e qualidade, cor e tipos de piso para cada ambiente.

Lembre-se também de ultrapassar um pouco da metragem do ambiente na hora da compra, para no caso de ter que fazer alguma manutenção e substituir uma das peças, não ser pego de surpresa ao perceber que as que você comprou não são mais fabricadas. Conheça os principais tipos de piso disponíveis no mercado, como, e onde utilizá-los em sua casa:

Tipos de piso para cada ambiente da sua casa

– Cimento queimado

Este revestimento proporciona um visual rústico e contemporâneo e pode não dar muitos prejuízos. Porém, alguns problemas como possíveis trincas ou efeito manchado podem surgir e incomodar. Para evitar isso, utilize-o apenas nos ambientes internos da casa, evite varandas e garagens. Prefira o cimento polimérico ou massas pré-fabricadas para mais durabilidade.

– Porcelanato

O porcelanato é o queridinho dos arquitetos e por ter ficado pop graças as revistas de construção e decoração, é também muito procurado nas lojas. As placas são vendidas em diversos tamanhos e a porosidade é quase nula, tornando-o bastante impermeável. Os mestres de obras também gostam do porcelanato pois sua aplicação é rápida.

As peças apresentam alta resistência à abrasão, durabilidade e uma boa variedade de tons e texturas. Esta variedade pode ajudar a variar de um cômodo para outro, pois é possível encontrar porcelanato inspirados em elementos como pedra, madeiro, cimento, metal, couro e até tecido.

Na hora de comprar, você encontrará dois tipos de porcelanato: o técnico, polido ou natural, que é a versão mais comum, que possui um brilho superior ao de outros tipos de pisos, porém é escorregadio. E o acetinado ou mate, que é fosco e gera menos conflitos visuais quando no ambiente da casa, dando um ar rústico. E também é antiderrapante, por isso pode ser usado em áreas externas, porém sua limpeza é mais difícil, o que não o torna uma boa recomendação para a cozinha.

Os de cores claras são indicados para salas de estar, pois dão uma sensação de amplitude. Já os com cores e texturas transmitem conforto, e podem ser usados no quarto.

– Pisos cerâmicos

Na hora de escolher o cerâmico, é importante verificar se as peças são retificadas, o que significa que passaram por um processo rígido de qualidade e tem medidas alinhadas.

O cerâmicos retificados podem ser aplicados mais rapidamente pois não precisam de tanto rejunte quanto os outros tipos. E são muito recomendados para melhorar o visual do banheiro, tanto como piso, quanto azulejo.

– Pisos de madeira

Os assoalhos de madeiras são nobres e sofisticados, porém mais caros, principalmente os fabricados de madeira natural. Se a intenção é gastar menos, há as opções de laminados e carpete de madeira, pois há outros materiais que diminuem o custo sem perder a qualidade.

Há também a opção do taboão, que proporciona conforto térmico e durabilidade se aplicado corretamente. E também o assoalho de bambu que tem se tornado conceito por ser de uma matéria-prima renovável e resistente.

Os pisos de madeira são indicados para ambientes onde procuramos conforto e descanso, por causa do clima rústico e aconchegante da madeira. Por isso é recomendável para o quarto, sala de jantar ou sala de estar.

– Pisos de borracha ou emborrachados

Os pisos de borracha são antiderrapantes, acústicos e absorvem impactos, por isso, se você terá uma sala de ginástica ou música em casa, aposte nisso. Mas arquitetos tem apostado na borracha também para o quarto das crianças em uma casa de família também. Como é mais fácil de tirar, pode ser trocado quando as crianças estiverem maiores e o quarto precisar ser transformado. Evite sempre o contato com a água neste piso, pois pode haver descolamento, por isso não é recomendado para ambientes externos ou o banheiro.

– Pisos de vinil ou vinílicos

O queridinho de projetos modernos e inovadores faz possível a criação de desenhos com recortes do piso e também é fabricado de materiais reciclados. O piso vinílico também é macio e térmico e proporciona conforto, por isso é bom para ambientes internos, principalmente os quartos da casa. Por ter o efeito camaleão como o porcelanato, é até possível juntar o conforto do vinil com uma estampa confortável e rústica de madeira e qualquer outra que combine com os ambientes da casa.

Os pisos de vinil são encontrados em forma de tapete, placa ou manta e você economiza na argamassa e na instalação, pois normalmente são fixados com cola. Mas lembre-se de evitar o vinil no banheiro, pois assim como a borracha pode perder a cola com o contato constante com a água e a umidade.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!