PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TIPOS DE LENTES DE CONTATO PARA OS OLHOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

TIPOS DE LENTES DE CONTATO PARA OS OLHOS

O uso de lentes de contato é liberado para quase todas as pessoas, mas existem diferentes tipos de lentes de contato para os olhos. Se você nunca usou nenhuma lente, a primeira coisa que precisa fazer é consultar um médico oftalmologista. Somente após a consulta com o profissional será possível saber se você esta ou não apto para usar as lentes de contato. Depois de passar pela avaliação do oftalmologista, que deve liberar você para o uso das lentes, é preciso ainda passar por um teste e se certificar de que as lentes estejam adaptadas aos seus olhos.

Quais são os tipos de lentes de contato para os olhos

As lentes de contato são finas e pequenas lentes ópticas, que devem ser usadas diretamente sobre o olho para corrigir a falha que apresenta na visão.  As lentes de contato podem ser usadas para corrigir falhas de refração, como no caso da presbiopia, astigmatismo, hipermetropia e miopia. Atualmente, a tecnologia de materiais para as lentes é muito diversificada, permitindo que existam diferentes tipos de lentes de contato para os olhos. Hoje, as últimas inovações na área das lentes de contato incluem lentes descartáveis, para uso mensal, semanal ou diário, lentes tóricas para corrigir o astigmatismo e lentes bifocais. Os tipos mais usados de lentes de contato são as rígidas ou as gelatinosas.

Lentes de contato gelatinosas: esse tipo de lente de contato é fabricada com um tipo de plástico flexível que apresenta como característica alta absorção de água. Estas lentes também são conhecidas como lentes hidrogel. Mas a tecnologia mais atual para as lentes de contato gelatinosas são as lentes de silicone hidrogel, que reagem de forma diferente que das hidrogéis tradicionais às soluções. Estas soluções é o líquido usado para a desinfecção das lentes de contato, desenvolvidas especialmente para os tipos de lente de contato gelatinosas.

Lentes de contato rígidas: Por outro lado, as lentes de contato rígidas são produzidas com um material mais duro. Elas também são conhecidas como Rígidas Gás-Permeáveis, as RGP.

Como escolher o melhor tipo de lente

A indicação de qual a melhor lente para os seus olhos e o seu problema em específico só pode ser feita por um médico especialista. As lentes Rígidas Gás-Permeáveis são menos populares que as lentes de contatos gelatinosas, porque esta última é mais confortável aos olhos. Entretanto, as gelatinosas duram menos tempo que as rígidas e precisam ser manipuladas com muito cuidado. Até mesmo a solução usada para a limpeza das lentes deve ser indicada pelo médico especialista. Isso se deve ao fato de que cada pessoa apresenta característica ocular exclusiva.

As lentes se dividem como convencional, para uso diário; as descartáveis diariamente, que podem ser usadas no máximo por 24 horas; as descartáveis de uso diário, que devem ser substituídas a cada duas semanas; as descartáveis de uso prolongado, que pode ser de um a seis dias, para depois ser descartada; e a lente de troca planejada, que são lentes macias, substituídas a cada duas semanas por um programa planejado.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!