PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TIPOS DE DIETAS VEGETARIANAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

TIPOS DE DIETAS VEGETARIANAS

Os seres humanos são animais onívoros. Isso significa que os humanos apresentam o sistema digestivo e os dentes já adaptados para o consumo de vegetais, mas também de carne. Apesar de antigamente nem todos terem acesso à carne na alimentação, a dieta vegetariana ainda é algo relativamente novo na história da humanidade. Entretanto, hoje existem vários tipos de dietas vegetarianas, encontradas em programas de saúde e revistas especializadas. Mas antes de escolher uma dieta para sua rotina, é preciso antes entender que é necessária uma certa adequação para dietas de acordo com cada público alvo. São encontradas dietas vegetarianas que estão abertas ao consumo de ovos e laticínios, e algumas até mesmo de frutos do mar e peixes.

Conheça os principais tipos de dietas vegetarianas

Crudivorismo: quem adota este tipo de dieta não consome nenhuma carne crua, seja vermelha ou de peixe. Além disso, mesmo os outros alimentos que consome, especialmente os brotos, não podem ser cozidos acima de 48ºC. Os adeptos desta dieta acreditam que a partir desta temperatura as enzimas dos vegetais começam a ser destruídas.

Frugivorismo: quem segue este tipo de dieta se alimenta apenas de frutas, alguns legumes e nozes. Isso porque eles acreditam que o certo é não matar nem mesmo nenhuma planta, consumindo apenas o que eles podem repor com facilidade, como no caso dos frutos.

Lactovegetarianismo: este tipo de dieta não prevê o consumo de qualquer tipo de carne, mas permite a ingestão de alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos, mas não considera o consumo de ovos na dieta. Este é o tipo mais comum de dieta.

Macrobiótica: os adeptos desta dieta se alimentam apenas de legumes, frutas e cereais, acreditando que os alimentos estão divididos em yang e yin, em dois grupos conforme sua energia. Os adeptos acreditam que é preciso dosar os alimentos para obter o equilíbrio energético, para manter a saúde do corpo e do espírito. Existem adeptos da dieta macrobiótica que consomem também peixe.

Ovolactovegetariana: esta a principal dieta seguida pelos vegetarianos, uma rotina alimentar que prevê o consumo de derivados do leite e de ovos, apenas eliminando o consumo de carnes, brancas e vermelhas. Desta forma, diminuiu o risco do vegetariano desenvolver deficiência de proteína.

Veganismo: o vegetariano que opta pela dieta vegan é o mais rigoroso de todos, porque inclui uma rotina alimentar bastante radical, além de exigir fortes princípios para levar a alimentação vegan adiante. Além das carnes, a dieta vegan também veta qualquer alimento que seja derivado do leite e dos ovos como, por exemplo, um bolo com ovo na receita. Também considera que qualquer produto que envolva o sacrifício de um animal, em maior ou menos grau, é proibido o uso, como exemplo o mel e blusas de lã. O veganismo não é apenas um tipo de dieta vegetariana, se trata mais de um estilo de vida. Alguns mais radicais se recusam até a ir ao cinema, porque na película que forma o telão existe uma substância de origem animal.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!