PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TIPOS DE CHUPETA PARA BEBÊS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

TIPOS DE CHUPETA PARA BEBÊS

O uso da chupeta é muito comum entre os bebês, mas existem várias dúvidas com relação aos tipos de chupetas para bebês. Se o seu filho se acostumar a chupar chupeta, faça o que estiver ao seu alcance para transformar esse hábito em algo que resulte menos problemas quando a criança for maior.

Uma das principais preocupações diz respeito ao tempo de uso e não do tipo da chupeta, já que a sucção dela aumenta a flacidez dos músculos das bochechas, dos lábios e da língua, afetando a força dessas partes do corpo. É justamente isso que pode trazer mais tarde prejuízos na mastigação e na deglutição da criança.

Principais tipos de chupeta para bebês

Existem diversos tipos de chupetas para bebês, como as chupetas de silicone, que costumam ser as mais resistentes e duráveis, além de menos porosas. Entretanto, é possível também encontrar no mercado modelos de látex que apresentam boa qualidade.

Os modelos ortodônticos tendem a ser mais indicados, uma vez que possuem bico inclinado, permitindo que o bebê posicione melhor a língua. Esse tipo de chupeta também apresenta uma base achatada, mantendo os lábios mais longes e sendo positivo para o desenvolvimento da cavidade oral.

Os modelos com formato côncavo proporcionam maior conforto para o bebê, por seu formato mais anatômico. Chupetas côncavas possuem alguns furinhos, que impedem a asfixia caso a chupeta seja engolida. Portanto, esse tipo de chupeta é bastante seguro.

Na dúvida entre os tipos com argola ou sem argola, é preciso ficar atento ao fato de o bebê estar ou não forçando sua dentição contra a argola. Se isso estiver acontecendo, o ideal é optar por um modelo sem argola, a fim de evitar que a chupeta causa mais danos ao crescimento dos dentes do bebê.

A chupeta é bastante usada principalmente porque funciona como uma espécie de tranquilizante, conseguindo acalmar o bebê na hora do choro. No entanto, é recomendado o uso com moderação, já que a chupeta é um produto que pode gerar diversos problemas de saúde para crianças de várias idades.

Como escolher o melhor tipo de chupeta para bebês

Você deve ficar atento a alguns detalhes na hora de escolher a chupeta ideal. O bico da chupeta deve facilitar a movimentação da língua, sem afetar o desenvolvimento fisiológico da boca do bebê. Por isso, a chupeta deve ser estreita na base, facilitando o encaixe na boca, além de ser larga e plana, de forma que, em repouso, a língua assuma espontaneamente a posição correta.

A chupeta deve ser confeccionada de material elástico, para imitar a mesma capacidade de extensão do mamilo, permitindo que a língua cumpra seu processo natural de sucção. Também é importante ter maciez, para se adaptar à anatomia da boca, de modo que a língua não precise fazer muito esforço para se movimentar.

Ao escolher o modelo de chupeta levando em conta as características acima, você reduzirá a probabilidade de que seu filho tenha problemas de saúde em virtude do uso de chupeta.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!