PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TIPOS DE CHÁS E SEUS BENEFÍCIOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Existem diferentes tipos de chás e seus benefícios são aliados em diferentes situações. Os mais comuns são os digestivos, termogênicos, antivirais e diuréticos, sendo que cada um é indicado para beber em um determinado momento e mesmo alguns dos tipos de chás podem ter contraindicações.

Confira os mais comuns tipos de chás e seus benefícios

Digestivos: entre alguns deles estão camomila, carqueja, espinheira santa, hortelã-pimenta, cáscara sagrada e boldo-do-chile. Os benefícios dos chás que ajudam na digestão são possíveis porque eles realizam o relaxamento da musculatura do trato gastrointestinal, o que diminuiu o desconforto no abdome e mesmo as cólicas. Outra vantagem é a redução dos gases que se formam no organismo. Uma dica de receita é fazer um chá com folhas de boldo, hortelã-pimenta, carqueja e camomila. Você pode beber uma xícara da mistura meia hora após as principais refeições do dia. No entanto, é contraindicado para gestante e mulheres que estão amamentando.

TIPOS DE CHÁS E SEUS BENEFÍCIOS

Termogênicos: gengibre, chá-verde, canela, cravo-da-índia e laranja-amarga são alguns dos tipos de chás que se encaixam na definição de termogênicos, ou seja, os seus benefícios dizem respeito à aceleração do metabolismo, aumentando a queima de calorias. Isso acontece porque ele potencializa a termogênese (processo que transforma glicose e gordura em energia).

Você pode combinar o chá verde com canela, gengibre e cravo para preparar uma receita que ajuda a emagrecer. Assim, pode beber uma xícara do chá de duas a quatro vezes ao dia. Se você não está em busca da perda de peso pode beber de vez em quando cada chá separadamente. Porém, gestantes e cardíacos devem evitá-los.

Antivirais: eucalipto, gengibre, limão, alho, guaco, sabugueiro, salgueiro e alcaçuz têm como benefícios dos chás fortalecerem o sistema imunológico, uma vez que possui atributos analgésicos e anti-inflamatórios. Para uma receita poderosa, reúna limão, gengibre e alho frescos para um chá, que pode ser bebido três vezes ao dia. Além de mulheres grávidas e que estejam amamentando, é contraindicado a quem sofre de gastrite e pressão baixa.

Diuréticos: cavalinha, quebra-pedra, bardana, chapéu-de-couro, cana-do-brejo e dente-de-leão são as ervas que estimulam a função dos rins, ou seja, eliminar urina. Além disso, as plantas diuréticas colaboram para a reabsorção de sódio e de água, assim, agindo na desintoxicação e tratamento das infecções urinárias. Para um chá eficiente, misture cavalinha, cana-do-brejo, chapéu-de-couro e quebra-pedra. Três xícaras desse chá por dia ajudam o organismo. Porém, é contraindicado a grávidas, cardíacos, quem sofre de pressão baixa e insuficiência renal.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!