TIPOS DE ALERGIA ALIMENTAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

As alergias alimentares acontecem quando o sistema imunológico, que tem a função de proteger o organismo de substâncias nocivas, por algum motivo identifica alimentos que não são perigosos para a saúde. Dessa forma, produz anticorpos e histamina em resposta ao alimento. Existem vários tipos de alergia alimentar, confira a seguir e saiba como se proteger dos sintomas.

Além disso, nas alergias alimentares o organismo também fabrica uma substância chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), as quais desencadeiam a reação alérgica. Mesmo que qualquer alimento possa provocar alergia em um indivíduo, os tipos de alergia alimentar mais comuns são aqueles provocados em crianças.

grey TIPOS DE ALERGIA ALIMENTAR

Os alimentos que mais normalmente causam alergia nos pequenos são os ovos, leite, amendoim, soja, trigo, frutas secas e frutos do mar, em especial, lagosta, camarão e caranguejo. O que ocorre com frequência, entretanto, é que a criança se livre da alergia de alimentos ao chegar próximo dos cinco anos, desde que sejam evitados os alimentos que desencadeiam a alergia.

Outro entre os tipos de alergia alimentar é a que acomete crianças mais velhas e adultos e que são causadas, em especial, por alimentos como peixe, amendoim, frutas secas e frutos do mar. Já o outro tipo trata-se na verdade de intolerância a certos alimentos. Nesse caso, os indivíduos podem ter esse problema em relação aos derivados do milho, ao leite de vaca e derivados do leite (também chamado de intolerância à lactose) ou ao trigo e outros grãos que contêm glúten, o que se chama de doença celíaca.

Sintomas conforme tipos de alergia alimentar

Os sintomas das alergias mais comuns surgem logo após ingerir o alimento ou em até duas horas depois. Entre os principais sinais estão respiração difícil, rouquidão e urticária. Outros sintomas incluem diarreia, enjoo, vômito, dor abdominal, irritação na boca, garganta, olhos e pele, tontura, congestão ou corrimento nasal, dermatite atópica, descamação ou bolhas, inchaço nas pálpebras, face, lábios e língua e falta de ar.

Um tipo de alergia pode desencadear uma síndrome que afeta a boca e a língua, tendo como causa a ingestão de algumas frutas e hortaliças frescas. Isso ocorre porque esses alimentos possuem substâncias parecidas com o pólen. O melão, por exemplo, tem a tasneira e a maçã os alérgenos.

Apenas 1% das pessoas possui alergia a alimentos, o mais comum é a intolerância. A diferença é que enquanto a primeira é uma reação exagerada do organismo, ao tratar o alimento como um veneno, a intolerância é quando o corpo não consegue digerir ou metabolizar um produto.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!