TESTES PSICOLÓGICOS DE ENTREVISTA DE EMPREGO

Autor: G. Produções
Publicado em: Empregos

Tem pessoas que só de pensarem em passar por teste psicológico em entrevistas já estremecem, e ficam nervosas. Essa reação pode afetar e muito a condição dos candidatos à vaga. Por isso é importante ter bem claro que esses testes não são tão complicados quanto parecem, nem exigem um conhecimento super elevado. Assim, manter a calma e a paciência são muito importantes na hora de resolvê-los para que o resultado supere o esperado.

grey TESTES PSICOLÓGICOS DE ENTREVISTA DE EMPREGO

Geralmente, os testes psicológicos que compõem o processo seletivo são o Wartegg, Zulliger ou a prova situacional. A última é aplicada a fim de fazer com que o entrevistado resolva situações de conflito, ou seja, são apresentados cases que pedem alguma resolução. O que é analisado nessa prova é a maneira como a pessoa lida com as situações conflitantes, e se seus resultados se adequam ao perfil da empresa.

Já o Wartegg, que pode ser feito tanto individualmente quanto em grupo, e dura de 15 a 20 minutos, consiste no preenchimento dos desenhos que estão dispostos em 8 quadrados que juntos formam um retângulo. Em cada espaço, há um sinal-estímulo (um traçado ou algum ponto), onde o indivíduo deve dar continuidade ao desenho de acordo com o que lhe surgir na mente. Depois, ele precisa descrever a sequência dos desenhos feitos, nos quadradinhos localizados ao lado dos números de cada figura. E na parte inferior, ele deve informar o que cada figura significa e responder a algumas perguntas que dizem respeito às suas rejeições e preferências.

O teste Zulliger é mais profundo, e consiste na análise intensa da estrutura básica da personalidade do candidato. Busca-se delinear os sentimentos e revelar seus preconceitos e medos. Durante o teste, a pessoa recebe três pranchetas manchadas de tinta e deve indicar com o que as imagens formadas se assemelham, ou o que elas poderiam ser. Suas reações, bem como suas respostas são anotadas, e em seguida são realizadas algumas perguntas que ajudem a esclarecer quais fatores contribuíram para a formulação das respostas.

O objetivo desses testes, na realidade, não é amedrontar o candidato tampouco tornar-lhe inseguro. A tentativa é de identificar o candidato que tenha o perfil mais similar ao da empresa. Portanto, não se assuste e faça os testes com muita tranqüilidade.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!