PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





SONEGÔMETRO – O QUE É, COMO FUNCIONA? – WWW.SONEGOMETRO.COM

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Sites e Links

SONEGÔMETRO – O QUE É, COMO FUNCIONA? – Para que as pessoas saibam quanto dinheiro o governo está perdendo com a sonegação de imposto, foi lançada no dia 5 de junho a ferramenta chamada Sonegômetro. Através do site – http://www.sonegometro.com – os internautas poderão acompanhar a evolução desse valor em tempo real. O medidor de sonegação calcula a todo o instante o valor que o país deixa de arrecadar por ano por causa da sonegação.

SONEGÔMETRO - O QUE É, COMO FUNCIONA? - WWW.SONEGOMETRO.COM

O lançamento foi uma iniciativa do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional – Sinprofaz e ocorreu em Brasília, sendo que um painel móvel também circulou pelas ruas da capital federal mostrando o valor da sonegação. No começo de junho, o total é quase de R$ 180 milhões. A contagem iniciou no dia 1º de janeiro e a ferramenta também exibe o valor equivalente ao mês, ao dia, por hora, por minuto, por segundo e por habitante.

Existem muitas comparações para que os brasileiros entendam o valor total da sonegação. Com o que foi sonegado até o momento poderiam ser construídos 120.750 quilômetros de estradas asfaltadas. O presidente do Sinprofaz, Allan Titonelli Nunes, afirma que o índice de sonegação e a alta carga tributária estão diretamente relacionados.

"A falta de uma reforma tributária associada à alta carga tributária e mecanismos frágeis de combate à sonegação acabam criando um círculo vicioso", explica. O objetivo da entidade com o lançamento do Sonegômetroé o combate à sonegação, pois com a sua diminuição, seria possível reduzir a carga tributária no país."Se diminuirmos a sonegação, é possível reduzir a carga tributária em pelo menos cerca de 20%", estima.

No site do medidor de sonegação, o Sinprofaz comunica que o objetivo da ferramenta é também o de ampliar o debate sobre o assunto, ao tornar mais público e acessível os valores que deixam de ser pagos para o governo. A entidade também realiza todos os anos a Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você?,que desde 2009 ocorre para promover a educação fiscal e alertarsobre a importância de combate à sonegação.

Os Procuradores da Fazenda Nacional defendem uma Reforma Tributária que altere a incidência primordial da tributação, do consumo para a renda e o patrimônio. Para eles, é urgente que o país fortaleça os instrumentos de controle e combate à sonegação. O projeto foi inspirado no “Impostômetro”, criado pela Associação Comercial de São Paulo, o qual mostra quanto os paulistas pagam de impostos.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!