PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





SONAMBULISMO, O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

SONAMBULISMO, O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTOS – Alguns distúrbios do sono podem ser bastante prejudiciais à saúde, representando até mesmo um risco de vida para a pessoa que sofre do mal. Entre os diversos problemas existe o sonambulismo – saiba o que é, sintomas e tratamentos possíveis.

O que é sonambulismo

Na infância, o sonambulismo tende a ser provocado por fadiga, ansiedade e outros fatores ainda desconhecidos. Já em adultos, o distúrbio ocorre devido a problemas mentais, uso de determinados medicamentos, consumo de álcool e sedativos, além de condições médicas, tais como convulsões parciais complexas.

SONAMBULISMO

Em geral, crianças entre 5 e 12 anos sofrem desse mal com mais frequência, porém, o sonambulismo pode afetar o sono de pessoas de qualquer idade. Para o diagnóstico correto, é necessário consultar um médico, que vai analisar o seu comportamento e as suas experiências, além de solicitar exames para descartar outros distúrbios. Em algumas situações, também é comum o paciente fazer uma avaliação psicológica, pois estresse e ansiedade podem interferir no problema.

Sintomas do Sonambulismo

Em boa parte dos casos, não existe a necessidade de um tratamento específico, contanto que algumas precauções sejam tomadas para garantir a segurança de quem é sonâmbulo e até de outras pessoas ao redor.

Aquela velha história de que não se deve acordar um sonâmbulo porque ele pode sofrer um choque emocional ou algo do tipo é apenas senso comum. Não há perigo algum em acordar um sonâmbulo, entretanto, recomenda-se fazer isso com delicadeza, pois a pessoa provavelmente vai acordar confusa.

Outro cuidado que se deve ter diz respeito à possibilidade de machucados durante as andanças no estado de sono. Para evitar isso, tente deixar os móveis da casa posicionados de modo que objetos cortantes não estejam ao alcance dos sonâmbulos. Além disso, impeça o acesso a escadas, sacadas e cabos elétricos.

Caso os sonâmbulos tenham o costume de andar fora de casa, aconselha-se proteger partes do corpo antes de dormir, visto que é fácil perder equilíbrio. Logo, tocas e até joelheiras e cotoveleiras podem ser úteis.

Tratamentos para o sonambulismo

Nos casos em que o sonâmbulo precisa de medicações para diminuir a regularidade das crises de sonambulismo, os médicos costumam receitar tratamentos terapêuticos, que incluem a utilização de benzodiazepínicos por períodos curtos.

Se você é sonâmbulo ou conhece algum paciente que sofre com esse distúrbio do sono, siga as nossas indicações para evitar lesões. Quanto mais atento se está em relação a quem é sonâmbulo, mais fácil é o processo de lidar com esse problema, a fim de evitar situações constrangedoras e até machucados graves!

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!