SISUTEC.MEC.GOV.BR – INSCRIÇÕES, CURSOS TÉCNICOS SISUTEC

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos

SISUTEC – WWW.SISUTEC.MEC.GOV.BR – A partir de agora, os alunos que prestaram o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio também podem concorrer às vagas do ensino profissional e tecnológico, além de optar pelos cursos de nível superior. Para tanto, os interessados devem se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e TecnológicaSisutec, através do link http://sisutec.mec.gov.br.

grey SISUTEC.MEC.GOV.BR   INSCRIÇÕES, CURSOS TÉCNICOS SISUTEC

COMO FAZER INSCRIÇÃO NO SISUTEC MEC

Entre os dias 6 e 12 de agosto de 2013, os alunos podem acessar a plataforma do Sisutec e se inscrever para até dois cursos técnicos diferentes, de forma gratuita. É preciso ter realizado o Enem 2012 para participar da seleção e ter obtido nota superior a zero na redação, informando o número de inscrição e a senha usados.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica reúne as instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, que disponibilizam vagas gratuitas em cursos técnicos. Na hora de escolher as vagas, é preciso informar se você vai concorrer às vagas para quem cursou o ensino médio na rede pública ou em escolas privadas como bolsista integral.

Também é possível concorrer às vagas reservadas para negros, pardos e indígenas que tenham estudado em escola pública ou em privada com bolsa integral. Mesmo depois de escolher as duas vagas, dentro do período de inscrição, o candidato pode mudar.

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO DO SISUTEC

No término das inscrições, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio. Quando a classificação do aluno permite que ele entre em ambas as vagas escolhidas, automaticamente ele será destinado à primeira escolhida.

De igual maneira que ocorre com o Sisu – Sistema de Seleção Unificada, serão duas as chamadas e, em cada uma, os candidatos terão um prazo determinado para realizar a matrícula na instituição.

Confira alguns números

– 85% das vagas são dedicadas aos estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituições privadas como bolsista integral.

– 50% das vagas das instituições federais vão ser destinadas aos estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, desde que tenham feito o ensino médio em escolas da rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral.

– Aos negros, pardos e indígenas inscritos em vagas de universidades federais será destinado o percentual, por curso e turno, correspondente aos dados populacionais mais recentes, conforme o IBGE.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!