SINTOMAS DO CÂNCER DO CÓLON E TRATAMENTO

SINTOMAS DO CÂNCER DO CÓLON E TRATAMENTO

O câncer no cólon, conhecido também como colorretal, é o câncer que começa na área do intestino grosso, o cólon em si, ou também no reto, que é a extremidade do cólon. Existem outros tipos de câncer que podem afetar a mesma área, como tumores carcinoides, linfoma, sarcomas e melanoma, mas esses são mais raros. O uso do termo câncer do cólon se refere a carcinoma do cólon, uma das principais causas de morte nos Estados Unidos, entre os diversos tipos de câncer. A sorte, nesses casos, é que o diagnóstico precoce normalmente resulta na cura completa da doença. Mas para isso, você precisa saber quais são os sintomas do câncer do cólon e tratamento.

Sintomas do câncer do cólon e tratamento para a doença

Como surge o câncer? Praticamente todos os cânceres de cólon começam a surgir nas glândulas no revestimento do cólon ou do reto, como pólipos benignos, que depois de desenvolvem lentamente m câncer. Não existe uma única causa para o desenvolvimento do câncer no cólon. Existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de desenvolvimento do câncer, entre eles: ter mais de 60 anos, ser afro-descendente ou descendente do leste europeu, manter uma dieta com muita carne vermelha ou comida processada, ter câncer em outro local do corpo, ter pólipos colorretais, ter doença inflamatória intestinal, ter um histórico familiar de câncer do cólon, ter um histórico pessoal de câncer de mama.

Além disso, existem determinadas síndromes genéticas que também podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença, como a polipose adenomatosa familiar (FAP) e o câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC), também conhecido como síndrome de Lynch.

Quais são os sintomas do câncer de cólon?

Em muitos casos, o câncer do cólon não apresenta sintomas, mas existem alguns efeitos que podem indicar a existência da doença, como dor abdominal e sensibilidade no abdômen inferior, sangue nas fezes, diarreira ou mudança inexplicável dos hábitos intestinais e perda de peso sem razão aparente.

Qual o tratamento?

O tratamento do câncer do cólon depende muito de qual o estágio em que o câncer é diagnosticado. Os tratamentos incluem em geral cirurgias, que prevê a remoção das células cancerígenas, quimioterapia, que objetiva matar as células cancerígenas e radioterapia, para a destruição do tecido canceroso. No caso da cirurgia, câncer de cólon no estágio 0 já pode ser tratado com a remoção das células com câncer. Esse procedimento normalmente é realizado durante uma colonoscopia. No caso de câncer em estágios I, II e III, se faz necessária uma cirurgia mais extensiva, para remover uma parte do cólon que esteja com células cancerígenas. Em alguns casos, pode ser necessário realizar quimioterapia após a cirurgia, mas depende de cada situação e como o paciente reage aos tratamentos.