SINTOMAS DE PROBLEMAS NO FÍGADO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

SINTOMAS DE PROBLEMAS NO FÍGADO – O fígado é um órgão muito importante do corpo humano, pois ele é responsável por uma série de funções vitais do organismo. Nesse sentido, os problemas no fígado podem ser diversos, sendo que os mais frequentes são cirrose, hepatites, esteatose e câncer. Mesmo as distintas doenças hepáticas, que possuem causas diferentes, comprometem o bom funcionamento do fígado.

grey SINTOMAS DE PROBLEMAS NO FÍGADO

Entre as principais funções do fígado está produção de enzimas digestivas e proteínas, bem como fatores da coagulação, colesterol e glicose. Mas não é só isso, o fígado realiza ainda a metabolização de todos os nutrientes absorvidos pelos intestinos e limpa as toxinas circulantes.

Principais sintomas de problemas no fígado

Quem padece de lesões no órgão pode apresentar muitos sintomas de problemas no fígado, como perda do apetite, desânimo, náuseas e emagrecimento. Quando se trata de casos de hepatite aguda, o paciente costuma ter também febre, ajudando no aumento do mal estar.

Por outro lado, existem sintomas que popularmente são relacionadas a problema no fígado, mas que podem ter outras causas, como o gosto amargo na boca. No entanto, isso pode estar associado à gastrite, refluxo, lesões na gengiva ou dentes, além de infecções na faringe ou amígdalas,entre outros motivos.

Causas dos problemas relacionados ao fígado

Entre o que pode ser a causa problemas no fígado está o alcoolismo, que desencadeia doenças como cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática e fibrose. Mesmo sem ser alcoólatra é possível desencadear lesões no fígado, ainda mais homens que têm o costume de beber mais de meio litro de bebida destilada ou mais de 10 cervejas por semana.

O problema pode aparecer em longo prazo, como após cinco a 10 anos nessa rotina. No caso da mulher, basta ela ingerir metade da quantidade citada para desenvolver problemas de fígado. As doenças hepáticas gordurosas relacionadas à ingestão de alimentos em excesso também provocam problemas no fígado, resultado desde uma simples esteatose (degeneração gordurosa) até uma cirrose em estágio avançado.

Como é possível tratar problemas de fígado

Como a maioria dos problemas relacionados ao fígado está ligado aos maus hábitos, é possível evitar o que pode causar doenças com a mudança de alguns costumes. Assim,como tratar sintomas desagradáveis nesse órgão tão importante é evitar alimentos ricos em gorduras, preferindo os legumes, verduras, carnes e queijos brancos, bem como eliminar  o consumo de álcool.

Outra forma de como tratar sintomas é ingerindo muita água, durante o dia, no mínimo, dois litros, entre as refeições, e dar preferência aos alimentos ricos em fibras, inclusive com as opções integrais. Uma dica é colocar uma colher de azeite de oliva na salada, depois de pronta. Ao ter um cardápio saudável, elimina-se boa parte da gordura abdominal e do interior do fígado em dois meses.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!