PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL – SII

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

A Síndrome do Intestino Irritável – SII pode incomodar muitas pessoas, embora não se saiba o que exatamente causa os seus sintomas, sabe-se que um a cada cinco norte-americanos apresenta o problema. A SII é considera uma síndrome e não uma doença porque ela aparece através de uma série de sintomas e, quando é diagnosticada, é porque se descartaram outros problemas.

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL - SII

O mais frequente é que a Síndrome do Intestino Irritável acometa mulheres em torno dos 20 anos, sendo possível ter os sintomas leves da SII por anos, ou mesmo, um ataque agudo com muita dor. Nem sempre o diagnóstico é fácil de fazer, pois os sintomas variam de pessoa para pessoa e em um mesmo indivíduo ela pode se manifestar diferente entre curtos espaços de tempo. Porém, pode-se dizer que os seus sinais mais recorrentes são dor e distensão abdominal, associadas a um aumento da frequência diária de evacuações e amolecimento das fezes.

A dor causada pela Síndrome do Intestino Irritável se assemelha a uma cólica, na parte inferior do abdômen, sendo que ela pode aliviar após ir ao banheiro e piorar nos momentos de estresse e nas primeiras horas após as refeições. Pessoas com SII podem também ficar até uma semana sem evacuar e sofrerem de flatulência excessiva (gases). No entanto, ela não está ligada a doenças sérias, como câncer na região.

As pessoas com Síndrome do Intestino Irritável podem prevenir os sintomas, ajustando a sua dieta e controlando o estresse. Uma alimentação rica em fibras ajuda os pacientes com SII, pois evita a constipação e, no caso da flatulência, colabora no trânsito intestinal. Já alimentos como cebola crua, feijão, repolho, couve-flor, ameixa e uva podem desencadear os sintomas, bem como vinho, cerveja e alimentos ou bebidas com cafeína.

Uma dica é ingerir hortelã. Estudos mostram que ela pode reduzir os sintomas da SII, em especial, quando o paciente sofre de diarreia e cãibras. Dessa forma, o indicado é beber duas xícaras de chá de hortelã após as refeições, mas aguarde ao menos uma hora para ingerir o líquido, caso contrário, pode atrapalhar a digestão. O melhor é usar a erva fresca para a infusão.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!