PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





SINAIS DE CÁRIES E FORMAS DE EVITAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

SINAIS DE CÁRIES E FORMAS DE EVITAR

Depois do resfriado comum, a cárie é um dos distúrbios mais comuns a ser adquirido pelo ser humano, de preferência atingindo crianças e adolescentes os maiores amantes de doces, maior causador do problema. As cáries podem parecer inofensivas inicialmente, mas nos casos mais graves pode acabar causando até a perda de dentes nos casos mais graves.  Além dos cuidados com alimentação, controlando o consumo dos carboidratos provocadores das cáries, é preciso ter cuidados com escovação e higiene bucal. Saiba quais são os principais sinais de cáries e formas de evitar o problema.

Causas para o surgimento das cáries

As bactérias que estão presentes na boca transformam todos os alimentos, especialmente o açúcar, em uma massa pegajosa que se acumula nos dentes, formando placas que aderem bem a superfície. Os ácidos das placas que foram formadas dissolvem a superfície e o esmalte dos dentes, criando orifícios, ou seja, as cáries. Ela é mais proeminente nos molares traseiros, logo acima da linha da gengiva em todos os dentes, e nas bordas das obturações. A placa que não é removida dos dentes se mineraliza formando tártaro. A placa e o tártaro irritam as gengivas, resultando em gengivite e, por fim, periodontite.

A placa se acumula nos dentes dentro de 20 minutos após comer, pois este período é quando maior parte das atividades bacterianas acontecem. Por isso é tão importante escovar os dentes após as refeições, a placa não removida neste período se instalam e proliferam nos dentes.

Normalmente as cáries não provocam dores nos dentes ou na gengiva, mas se não forem tratadas e crescerem, um abscesso dentário se desenvolverá e destruirá a estrutura interna dos dentes, chamada de polpa, o que pode ocasionar a perda deles. Os carboidratos, principalmente os açúcares, são os principais formadores de placa, logo, os que aumentam os riscos do desenvolvimento de cáries.

Sinais de cáries nos dentes

Na maioria dos casos as cáries são descobertas nos estágios iniciais, principalmente nas crianças por conta dos exames de rotina no dentista. Para casos mais avançados do estado da cárie, o exame de Raios x dos dentes será necessário para mostrar as que estão os corroendo por dentro. Normalmente não há sintomas perceptíveis para desconfiar da cárie, mas é possível perceber a formação de placa depois de um estado avançado do problema, pois os dentes ficam sujos e a escovação não resolve.

Formas de evitar as cáries

Além de maneirar muito nos doces é preciso valorizar a higiene bucal e escovar bem os dentes depois de todas as refeições, utilizando o fio dental para retirar resíduos que a escova de dente não alcança. Além de procurar pelo dentista a cada seis meses para uma limpeza profissional. Quem desenvolveu o problema uma vez, pode precisar realizar exames de raios X anualmente para detectar o possível desenvolvimento de cáries em áreas de alto risco na boca.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!