PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





SEPARAR FINANÇAS PESSOAIS DE FINANÇAS DO NEGÓCIO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

SEPARAR FINANÇAS PESSOAIS DE FINANÇAS DO NEGÓCIO

Separar finanças pessoais de finanças do negócio é essencial para o sucesso do seu empreendimento. Porém, é um problema bastante comum quando o empresário tem uma pequena ou média empresa ou mesmo um negócio familiar. Em geral, esse problema inicia pela simples falta de instrução.

É comum quando os empreendedores buscam créditos pessoais, por exemplo, sem saber que existem condições muito melhores do que isso. Quando as finanças pessoais e as do negócio se misturam, o que pode acontecer é que o empresário pega dinheiro da empresa para pagar as contas pessoais e acaba falindo o seu negócio.

A primeira dica para saber como separar finanças pessoais e do empreendimento é ter organização, tanto na vida pessoal como na carreira. Com essa medida de extrema importância, fica mais fácil evitar levar as despesas domésticas para a empresa. Uma forma de evitar isso é começar com os detalhes que podem parecer insignificantes, mas não são. Dessa forma, não peça à secretária da empresa ir ao banco pagar a escola dos filhos, por exemplo.

Outra maneira de evitar que finanças pessoais e finanças do negócio se misturem é sempre ter contas correntes separadas. Embora seja possível manter a organização sem isso, é um jeito de não deixar o empresário cair em tentação, mesmo que pretenda apenas pegar emprestado.

Mais dicas de como separar finanças pessoais de finanças do negócio

Definir as retiradas é outra dica para não misturar as finanças pessoas com as do negócio. Ou seja, se todo o lucro da empresa for direto para o bolso do proprietário, o empreendimento fica sem receber investimentos. Para tanto, é preciso que ele defina qual será o seu salário, o chamado pró-labore.

O empreendedor não deve retirar dinheiro da empresa para as suas contas pessoais à medida que precisa. É importante definir, de acordo com a função que desempenha, qual será o seu ganho. Para tanto, também é essencial que o empresário saiba gerenciar os gastos dentro de casa. Para saber qual deve ser o seu salário, uma dica é pensar quanto você pagaria alguém para exercer as funções que executa.

Já para sair de problemas gerados pela dificuldade em separar finanças pessoais de finanças do negócio ou para evitar que isso aconteça, é imprescindível iniciar um controle das finanças, o quanto antes. Porém, é preciso de informações para fazer isso e os inexperientes devem buscar ajuda especializada. Também existem softwares de gestão de fluxo de caixa que não custam muito e que são bastante úteis para montar planilhas e cooperar com você nessa hora.

Por fim, a última dica é conhecer os produtos do seu banco, pois existem produtos empresariais que são mais eficientes do que os pessoais, os quais você pode usar para gerenciar a sua vida financeira e da sua família também.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!