PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ROTEIRO PARA O CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Viagens

ROTEIRO PARA O CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Ter um roteiro para o centro histórico de São Luís do Maranhão vai ajudar muito você que deseja conhecer a história da cidade. O local é um dos mais visitados pelos turistas porque é onde estão reunidos os principais prédios históricos e monumentos, os quais são Patrimônio Cultural da Humanidade, declarado pela UNESCO, em 1997.

Os edifícios e monumentos datam, principalmente, dos séculos XVII, XVIII e XIX. Você pode começar o roteiro para o centro histórico de São Luís do Maranhão pelo bairro mais antigo, o da Praia Grande, no coração da região. De centro comercial e econômico, no século XVIII, o lugar passou a ser uma das mais frequentadas áreas culturais e de lazer, nos dias atuais.

No centro histórico, você não pode deixar de conhecer o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé, a Casa das Tulhas e o Teatro Arthur Azevedo, que são as principais atrações. A Igreja da Sé é uma das construções mais antigas da cidade e foi erguida em 1626, em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, considerada a protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba.

Essa igreja está localizada na Avenida Pedro II, não sendo difícil encontrá-la, pois conta com duas torres altas, uma de cada lado, na sua fachada principal. Dentro, está um dos mais valiosos tesouros de Arte Sacra do Brasil: um altar talhado em ouro. O Palácio dos Leões está na mesma avenida e foi erguido, no início do século XVIII, onde estava o antigo Forte Saint Louis, levantado pelos franceses em homenagem ao Rei Luís XIII. Hoje, é sede do Governo do Estado.

Mais dicas para o roteiro para o centro histórico de São Luís do Maranhão

A próxima parada do seu roteiro pode ser no Teatro Arthur Azevedo, popularmente, Teatro São Luís, que é um dos mais antigos do país, inaugurado em 1817, na Rua do Sol. Já a Casa das Tulhas é datada de 1820, quando era usada por agricultores para armazenar e comercializar os seus produtos. Está na Rua da Estrela e, hoje, funciona como o local da Feira da Praia Grande, que vende produtos típicos da região.

Mas essas atrações são apenas algumas das dezenas de locais para visitar, sendo que existem muitas outras igrejas, como a Igreja de Santana, de estilo neoclássico com motivos barrocos, além de interior decorado com painéis de azulejos. Já a Igreja de São José do Desterro foi a primeira erguida no Maranhão, no Largo do Desterro, mas foi destruída e reconstruída várias vezes.

Além de outras igrejas, é possível visitar: o Convento do Carmo, com uma belíssima fachada; o Palácio Cristo Rei, de estilo colonial, onde funciona a Reitoria da UFMA; o Palácio La Ravardière, que é sede do Governo Municipal; o Museu de Arte Sacra, entre outros museus; e a Fonte das Pedras, uma das mais antigas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!