PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





RISCOS DO SALTO ALTO PARA A SAÚDE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Muitos são os riscos do salto alto para a saúde das mulheres, que parecem ignorar o aviso de médicos e fisioterapeutas e seguem usando diariamente calçados desse tipo. Os principais afetados são os joelhos, além de ser normal a ocorrência de dores, torções, fraturas e mesmo a incidência de calosidades e deformidades nos dedos.

RISCOS DO SALTO ALTO PARA A SAÚDE

Para ter uma ideia de como existem riscos do salto alto para a saúde os problemas nos pés são quatro vezes mais frequentes em mulheres, se comprado aos homens. Além disso, a artrite bate à porta do sexo feminino duas vezes mais do que na dos homens a partir dos 65 anos.

A genética também ajuda nos problemas de usar salto alto causados nos joelhos. Isso porque as mulheres possuem uma tendência natural a possuir joelhos voltados para dentro, em forma de "x". Esse formado colabora para a inclinação da patela, um pequeno osso com forma de pirâmide que se articula com o fêmur, protegendo a articulação do joelho.Associado ao uso de saltos altos, isso favorece o desgaste da patela.

Outro problema do salto alto é que ele pressiona a ponta do pé, prejudicando a coluna. Calçados com esse tipo de salto também atrapalham a mobilidade da parte de trás da perna. Com o calcanhar nas alturas, o tendão de Aquiles fica encurtado e o resultado disso pode ser uma tendinite.

Quais os saltos altos que mais prejudicam

Quem não abre mão dos calçados altos, entretanto, pode aprender a como usar salto alto e escolher os modelos menos prejudicais a sua saúde. Os saltos altos e finos, por exemplo, são os responsáveis por causar os maiores índices de problemas de usar salto alto, uma vez que eles obrigam as mulheres a andar com os joelhos flexionados e sempre se equilibrando.

Uma alternativa de como usar salto alto para que os danos sejam reduzidos é optar pelo formato de salto conhecido como Anabela, que são tão elegantes como os demais, porém, por serem mais baixos e confortáveis prejudicam menos os joelhos. Esses saltos costumam ter uma altura de 4 cm e, por mais que esteticamente não causem o mesmo efeito de saltos maiores, os resultados para a saúde valem apena.

Os saltos no estilo plataformas também são boas alternativas, pois além de serem altos como muitas mulheres preferem, são uniformes também, compensando a distribuição do peso do corpo.Os saltos mais largos, que distribuem melhor o peso e estabilizam o tornozelo, são outras opções para minimizar as deformações do corpo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!