PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





RISCOS DE DORMIR MAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

RISCOS DE DORMIR MAL

Situações como compromissos profissionais, problemas pessoais e o estresse em meio a tudo isso acabam resultando em uma péssima noite de sono, isso quando não ocasionam a tão temida insônia. Mesmo que alguns dos sinais de exaustão sumam com uma noite de sono reparadora, muitas sequelas ainda podem continuar afetando o desempenho nos dias seguintes. E como há vários riscos de dormir mal, sua qualidade de vida pode ser comprometida se você não dormir bem.

Os inúmeros riscos de dormir mal são capazes de prejudicar sua vida profissional e até mesmo a pessoal com o passar do tempo e o acúmulo de noites de sono mal dormidas. Para conferir quais são os principais problemas relacionados à recorrência de noites mal dormidas, basta verificar as informações que separamos para você.

Maiores riscos de dormir mal

1. Mais fome: entre os riscos de dormir mal está a alteração da função digestiva e de suas necessidades alimentares, que ficam alteradas devido a uma noite que não foi bem dormida, ou em que não se dormiu o suficiente. Com isso, a vontade de comer em grandes quantidades fica ainda maior. Por conta dessas alterações, os alimentos preferidos costumam ser os processados, que são ricos em gorduras saturadas e açúcares.

2. Maior predisposição a acidentes: o cansaço excessivo e acumulado é um dos principais motivos de acidentes nas rodovias e estradas. Uma pesquisa realizada pela Associação Portuguesa do Sono descobriu que 12% dos motoristas já dormiram no volante alguma vez durante a direção do veículo.

3. Menor sociabilidade: outro problema decorrente de uma noite de sono ruim é o fato de que a privação de sono também afeta o humor. Extremo cansaço acaba resultando no aumento da irritabilidade, o que prejudica não só as relações pessoais, mas também as relações do trabalho, colocando sua carreira em risco.

4. Menor beleza: muito se fala sobre o sono reparador, ou seja, o sono da beleza. Entretanto, apesar de ser dito mais em tom de brincadeira, o sono realmente apresenta propriedades reparadoras, que ajudam na predisposição do indivíduo na manhã seguinte. Um indivíduo mais predisposto fica mais bonito. É por isso que uma noite ruim de sono acaba tornando as pessoas menos atraentes, conforme comprovou um estudo do Instituto Médico Karolinka de Estocolmo, na Suécia.

5. Enfraquecimento das defesas: o sono também é o momento em que seu organismo produz proteínas que atuam no nosso sistema imunológico, deixando você mais forte contra os ataques de bactérias e vírus. Uma pesquisa da Universidade de Carnegie Mellie já confirmou que noites de sono com menos de sete horas já aumentam a disposição de contrair gripe, por exemplo.

6. Perda de tecido cerebral: entre os principais riscos de dormir mal está a perda de tecido cerebral como consequência. Além disso, a exaustão também afeta a concentração, impedindo a consolidação da memória. A falta de descanso é uma das principais causas para a dificuldade em se reter informações.

A partir desses riscos de dormir mal, faça o possível para mudar seus hábitos e ter noites de sono mais satisfatórias.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!